O ato criminoso poderia ter causado o rompimento da tubulação e deixado metade da Cidade sem água
Na manhã desta terça-feira, 10, a Prolagos (concessionaria responsável pelo abastecimento de água em Búzios e outros cinco municípios da região dos Lagos), após observar que, através de uma “bomba inteligente”, a pressão da água estava diminuindo na chamada “Manobra de São José” – um entroncamento de sua tubulação que permite, como o nome indica, que possam fazer manobras com água, constatou – após escavar o local, que alguém havia concretado uma das saídas de abastecimento.
A atitude criminosa poderia ter causado a explosão da rede, o que acarretaria problemas graves no abastecimento de água em diferentes bairros do município. A concessionária acredita que essa atitude já tenha prejudicado de alguma forma o abastecimento em alguns desses bairros durante o tempo em que a saída de água ficou obstruída.
O responsável pelo crime ainda não foi identificado. A Prolagos informou que já fez um boletim de ocorrência na 127ª DP (Búzios).
O que teria motivado o morador a tomar essa atitude arbitrária seria a informação não oficial que sempre circula pela Cidade no período do verão, de que a Prolagos costuma fechar justamente neste ponto em questão a saída da água para os bairros da Rasa e adjacentes em detrimento do centro da Cidade. A concessionaria, no entanto, afirma que a chamada manobra não serve para deixar de enviar água para qualquer bairro da Cidade.
“De forma alguma fazemos isso. A manobra é feita para controlar a água para mais ou para menos de acordo com a necessidade, nunca cortamos a água de um bairro para privilegiar o centro.”, afirmou a empresa via assessoria.