Menu

Cidades

Prolagos cria Centro de Controle Operacional remoto durante a pandemia

Edison Siqueira - CCO Remoto

Unidade responsável por monitorar 24h os sistemas de água e esgoto agora pode ser acessada da casa dos operadores

Há 12 anos operando o Centro de Controle Operacional da Prolagos (CCO) e 21 anos na empresa, Edison Siqueira jamais imaginou que um dia tivesse o CCO instalado na própria casa. Aos 60 anos, faixa considerada no grupo de risco do novo coronavírus, o colaborador foi afastado das funções assim que a pandemia chegou ao Brasil, conforme orientação do Ministério da Saúde. A medida protetiva, no entanto, gerou desconforto ao colaborador, que não aguentava mais ficar longe do monitoramento e da operação dos sistemas de água e esgoto, que o acompanham há tanto tempo.

Edson Siqueira operando o CCO remoto / foto divulgação

Com o isolamento social ainda em vigor e sem poder ir até o CCO, instalado na sede da concessionária em São Pedro da Aldeia, a unidade foi até ‘Seu Edison’, como é carinhosamente chamado por todos na companhia. “No início foi muito angustiante, pois estava voltando de férias, mas não pude retomar as atividades. Para mim, foi uma benção ter a oportunidade de trabalhar de casa, pois já estava aflito em ficar parado este tempo todo. Os nossos serviços não podem parar, tenho saúde para continuar fazendo o meu trabalho e espero que dê tudo certo e que isso acabe o mais rápido possível”, completou se referindo à pandemia.

O CCO é uma unidade de supervisão e controle de todo o sistema de abastecimento de água e captação e tratamento de esgoto nos municípios da área de concessão. Em tempo real, os operadores acompanham os serviços de produção, armazenamento e distribuição de água, recalque dos esgotos, através das estações elevatórias, a programação dos serviços nas redes, instalações e equipamentos e contribui para monitorar a segurança patrimonial das unidades.

Além dos operadores, que atuam em sistema de plantão, o centro de controle conta ainda com postos de trabalho ocupados pelos responsáveis por diversas áreas operacionais, como distribuição de água, captação de esgoto, eletromecânica, perdas e energia. A atuação conjunta da equipe multidisciplinar reduz o tempo na tomada de decisão em caso de qualquer demanda. “Antes estávamos todos no mesmo ambiente e sinto muita falta dessa interação com os colegas de trabalho, mas graças a tecnologia, continuamos em contato por telefone ou WhatsApp”, acrescentou seu Edson.

Contando com o apoio da área de TI, o suporte de uma conexão criptografada segura (VPN = Virtual Private Network) e internet de fibra ótica, foi possível instalar o CCO Remoto na casa dos operadores, de onde eles acessam todos os programas de controle e comando dos sistemas de água e esgoto. O funcionamento permanece 24 horas e foi feito um planejamento preventivo caso tenha qualquer dificuldade.

“Disponibilizamos notebooks, monitores, internet de alta velocidade para que eles possam realizar essa operação da melhor forma. Também planejamos backups e pessoas de sobreaviso. Caso ocorra algum problema de comunicação, outras pessoas podem assumir a operação, também de suas casas, sem precisar se deslocar até o local de trabalho”, explicou o coordenador operacional Victor Barreto.

O CCO Remoto se soma a outras iniciativas da Prolagos no enfrentamento à Covid-19. Os colaboradores que estão em home office receberam suporte tecnológico para realização de videoconferência e teleconferência, além de notebooks com acesso remoto RDP (Remote Desktop Protocol) e, em alguns casos, apoio mobiliário. As equipes operacionais têm a temperatura medida todos os dias no início e no final do expediente, recebem kits com álcool em gel e máscaras para exercerem suas funções e estão recebendo atendimento preventivo sobre o estado de saúde. Diariamente mensagens são enviadas por WhatsApp para que todos respondam perguntas sobre temperatura ou a presença de um dos sintomas da doença. Dessa forma sistemática, a empresa poderá apoiar o colaborador caso necessário.

Centro de Controle Operacional / foto divulgação

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Ambulantes de Búzios terão de realizar recadastramento anual

São Pedro disponibiliza pontos de coleta para doações ao Rio Grande do Sul

Empresários de Rio das Ostras podem participar de sessão de negócios gratuita

São Pedro oferece gratuitamente órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção