Faça chuva ou faça sol, Bruno Alves sai diariamente para coletar o consumo de água registrado nos hidrômetros e entregar a fatura nos imóveis. Ele realiza o trabalho com a atenção, dedicação e compromisso que os usuários merecem, percorrendo as ruas dos municípios para que a conta seja entregue dentro do prazo. Mas às vezes, o leiturista encontra alguns obstáculos que dificultam a leitura do aparelho, como: cadeados, veículos na calçada impedindo o acesso, materiais de obra e até cachorros soltos. “Quando um cliente deixa algum bloqueio ou danifica o hidrômetro, impede que meus colegas e eu façamos o nosso trabalho, e ele próprio está sendo prejudicado, pois o medidor facilita a identificação de vazamentos de água e serve para ele tenha controle do que foi consumido”, ressalta Bruno.
É dever dos usuários assegurar o livre acesso ao hidrômetro, garantindo que a concessionária possa realizar a medição ou substituição do aparelho quando necessário, é o que afirma o artigo 39, do Decreto Estadual 22.872/96. “Nossa intenção é prestar o melhor serviço aos nossos clientes, desde a captação e tratamento da água, até a entrega das faturas. A leitura é realizada mensalmente, mas quando algo impede que ela seja realizada, geramos um valor calculando com base na média de consumo dos últimos meses, como previsto na legislação. Quando a leitura volta a ser efetuada pelo medidor, pode haver uma diferença entre o registro indicado no hidrômetro e o consumo médio lançado anteriormente. Esse consumo acumulado pode surpreender o consumidor”, explica Juliana Becker, coordenadora Comercial da Prolagos.
Para acessar a segunda via das faturas de água, a concessionária oferece canais de autosserviço como a agência virtual, no site www.prolagos.com.br, e o aplicativo Águas APP, disponível gratuitamente para os sistemas Android e iOS, onde é possível solicitar religação de água, também é possível efetuar pagamento por cartão de crédito e acompanhar o cronograma de leitura, informar sobre vazamentos e fazer denúncias. No Whatsapp, a empresa disponibiliza a funcionalidade de emissão da segunda sem a necessidade de interagir com um atendente. Para receber a conta, basta adicionar o número de telefone 0800 7020 195 na agenda do celular, digitar o número da matrícula sem o dígito e seguir as orientações do atendimento eletrônico. O processo dura apenas um minuto desde a primeira mensagem até o envio código de barras ou da fatura em PDF.