Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

Projeto ‘Vou de Canoa’ inicia por Macaé a 1ª expedição pelo litoral fluminense

Ação é patrocinada pela Fundação Toyota do Brasil e vai visitar, além de outras, as cidades de Rio das Ostras, Búzios e Cabo Frio
Projeto Vou de Canoa. Praia da Imbetiba, Macaé/RJ.
Projeto Vou de Canoa. Praia da Imbetiba, Macaé/RJ.

A tarde desta terça-feira (31) foi de muita diversão e aprendizado para cerca de 60 crianças e adolescentes com a visita do Projeto ‘Vou de Canoa’, na Praia de Imbetiba em Macaé. Eles foram os convidados especiais da atividade,que nasceu em Niterói, em 2019, e tem como principal objetivo despertar o cuidado com o meio ambiente.

Esta é a primeira expedição realizada pelo projeto. “A finalidade é dialogar com crianças em condição de vulnerabilidade social. Escolhemos começar por Macaé porque aqui a canoa havaiana tem força. O município tem 10 clubes canoístas”, comentou Luiza Perin, que é bióloga marinha, educadora ambiental, escritora e remadora.

Além do viés educacional, o “Vou de Canoa” também é uma expedição que vai percorrer, nos próximos 30 dias, 400 quilômetros do litoral do Estado do Rio de Janeiro. No mar serão duas canoas, com seis remadores em cada uma. O slogan é “uma grande aventura com um grande propósito: levar educação ambiental para a preservação dos oceanos”.

“Fiquei fascinada. Não imaginava que fosse tão interessante”, afirmou Júlia, de oito anos, logo após conhecer o acervo marinho montado na areia. “É uma exposição sensorial. As crianças têm contato com a riqueza do mar e, dessa forma, despertamos o cuidado”, explicou a idealizadora do projeto, Luiza Perin.

Esta é a primeira expedição realizada pelo projeto. “A finalidade é dialogar com crianças em condição de vulnerabilidade social. Escolhemos começar por Macaé porque aqui a canoa havaiana tem força. O município tem 10 clubes canoístas”, finalizou Luiza Perin, que é bióloga marinha, educadora ambiental, escritora e remadora.

Nos próximos 30 dias o “Vou de Canoa” vai passar, além de Macaé, pelos seguintes locais: Rio das Ostras, Búzios, Cabo Frio, Araruama, Saquarema, Niterói, Rio de Janeiro (no Flamengo e no Recreio dos Bandeirantes), Mangaratiba, Angra dos Reis (Ilha Grande) e Paraty.

Sobre o Projeto Vou de Canoa

O Projeto Vou de Canoa é um programa educativo que tem a Fundação Toyota do Brasil como principal patrocinadora e utiliza a canoa polinésia como ferramenta para a transformação socioambiental. Atua por meio de três pilares: educação, esporte e cultura, e é voltado para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. Cerca de 1300 alunos já foram impactados pelos projeto, que é ligado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 13, com foco na ação contra a mudança global do clima.


Sobre a Fundação Toyota do Brasil

Criada há 13 anos, a Fundação Toyota do Brasil é uma instituição sem fins lucrativos que busca promover, por meio dos projetos que apoia, a preservação e defesa do meio ambiente, educação para o exercício da cidadania, ajuda humanitária e promoção e conservação do patrimônio histórico, artístico e cultural. Atualmente, a Fundação apoia projetos de norte a sul do país. Todos estão conectados a pelo menos um Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Os ODS são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Prefeitura de Búzios conclui retirada de quiosques em João Fernandes e João Fernandinho

Troca de comando na 5ª Cia da PM em Búzios

Obras do Estado somam 38 km de intervenções na Região dos Lagos

12ª edição do ‘Surf Experiences’ chega à Búzios com Phil Rajzman e estreia de documentário

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]