A tarde desta terça-feira (31) foi de muita diversão e aprendizado para cerca de 60 crianças e adolescentes com a visita do Projeto ‘Vou de Canoa’, na Praia de Imbetiba em Macaé. Eles foram os convidados especiais da atividade,que nasceu em Niterói, em 2019, e tem como principal objetivo despertar o cuidado com o meio ambiente.
Esta é a primeira expedição realizada pelo projeto. “A finalidade é dialogar com crianças em condição de vulnerabilidade social. Escolhemos começar por Macaé porque aqui a canoa havaiana tem força. O município tem 10 clubes canoístas”, comentou Luiza Perin, que é bióloga marinha, educadora ambiental, escritora e remadora.
Além do viés educacional, o “Vou de Canoa” também é uma expedição que vai percorrer, nos próximos 30 dias, 400 quilômetros do litoral do Estado do Rio de Janeiro. No mar serão duas canoas, com seis remadores em cada uma. O slogan é “uma grande aventura com um grande propósito: levar educação ambiental para a preservação dos oceanos”.
“Fiquei fascinada. Não imaginava que fosse tão interessante”, afirmou Júlia, de oito anos, logo após conhecer o acervo marinho montado na areia. “É uma exposição sensorial. As crianças têm contato com a riqueza do mar e, dessa forma, despertamos o cuidado”, explicou a idealizadora do projeto, Luiza Perin.
Esta é a primeira expedição realizada pelo projeto. “A finalidade é dialogar com crianças em condição de vulnerabilidade social. Escolhemos começar por Macaé porque aqui a canoa havaiana tem força. O município tem 10 clubes canoístas”, finalizou Luiza Perin, que é bióloga marinha, educadora ambiental, escritora e remadora.
Nos próximos 30 dias o “Vou de Canoa” vai passar, além de Macaé, pelos seguintes locais: Rio das Ostras, Búzios, Cabo Frio, Araruama, Saquarema, Niterói, Rio de Janeiro (no Flamengo e no Recreio dos Bandeirantes), Mangaratiba, Angra dos Reis (Ilha Grande) e Paraty.
Sobre o Projeto Vou de Canoa
O Projeto Vou de Canoa é um programa educativo que tem a Fundação Toyota do Brasil como principal patrocinadora e utiliza a canoa polinésia como ferramenta para a transformação socioambiental. Atua por meio de três pilares: educação, esporte e cultura, e é voltado para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social. Cerca de 1300 alunos já foram impactados pelos projeto, que é ligado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 13, com foco na ação contra a mudança global do clima.
Sobre a Fundação Toyota do Brasil
Criada há 13 anos, a Fundação Toyota do Brasil é uma instituição sem fins lucrativos que busca promover, por meio dos projetos que apoia, a preservação e defesa do meio ambiente, educação para o exercício da cidadania, ajuda humanitária e promoção e conservação do patrimônio histórico, artístico e cultural. Atualmente, a Fundação apoia projetos de norte a sul do país. Todos estão conectados a pelo menos um Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Os ODS são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.