Pular para o conteúdo
Search

Nada melhor do que envelhecer com autoestima elevada e mais qualidade de vida. É assim que a Administração Municipal quer ver os idosos de Rio das Ostras e para fazer esse resgate da cidadania, a Prefeitura lançou nesta terça-feira, dia 19, por meio de uma parceria entre as Secretarias de Saúde e Bem-Estar Social, o Projeto Sorrir na Melhor Idade. O evento aconteceu no Cras Central, no Parque da Cidade, com participação de aproximadamente 200 idosos.

O Sorrir na Melhor Idade tem como objetivo recuperar a saúde, autoestima e a sensação de inclusão do idoso por meio do atendimento exclusivo, que será realizado aos sábados, das 8h às 18h, no Centro de Especialidades Odontológicas – CEO, situado no prédio da Coordenadoria de Gestão, Avaliação e Auditoria – Coga, em Cidade Praiana, iniciando a partir do próximo sábado, dia 23.

Marcando presença no evento, o prefeito Marcelino Borba falou da grande alegria de estar realizando este projeto, idealizado já há um bom tempo. Ele pontuou que a qualidade na Saúde é uma prioridade e que a saúde bucal é muito importante para toda a população.

“A Prefeitura é um corpo e as secretarias tem que estar interligadas para podermos garantir um melhor atendimento a todos. Temos bons profissionais na Odontologia e em outras áreas, que só precisam de ferramenta para trabalhar e vamos investir nisso. Com o apoio do doutor Luiz Ferraz que conheço há quase 40 anos e uma equipe comprometida, tenho certeza que o projeto será um grande sucesso e vai fazer a diferença no Município”, ressaltou o prefeito, garantindo também que outros benefícios para os idosos e cirurgias vão retornar. Além disso, Marcelino informou ainda que na próxima terça-feira, dia 26, haverá votação na Câmara de Vereadores para a inauguração da UPA.

Para Odicéia de Azevedo Moreira, de 74 anos, projetos como esse são importantes para a população idosa. “É a primeira vez que a cidade tem esse tipo de trabalho para a terceira idade. Isso mostra a valorização do idoso e vai beneficiar muitos que precisam de tratamento. Pretendo cuidar dos meus dentes e seguir o ano de sorriso novo”, acrescentou.

PARCERIA – O projeto é uma parceria do serviço odontológico da rede municipal, por meio do Departamento de Saúde Bucal, com o Programa de Saúde do Idoso, oferecendo tratamento básico de qualidade e informação qualificada sobre autocuidados e a importância de se consultar regularmente com um dentista.

De acordo com a equipe da Saúde Bucal, que foi apresentada durante o evento, cada idoso receberá um kit contendo escova de dente, fio dental e pasta de dente. No Centro de Especialidades Odontológicas, serão ministradas palestras com orientações sobre alimentação, escovação correta e higiene. Os tratamentos oferecidos serão exames clínicos e preventivos, limpeza de tártaro, restaurações e cirurgias. A oferta de próteses também está prevista para o projeto.

A secretária de Bem-Estar Social, Eliara Fialho, destacou que a Saúde conquista um grande espaço na Assistência Social e que esse é um momento muito especial para Rio das Ostras. O projeto vai atuar com idosos atendidos nas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), onde as consultas serão agendadas, e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

“O desejo do prefeito Marcelino era um olhar especialmente voltado para a saúde e bem-estar do idoso e esse projeto é inovador e uma conquista para todos nós. Temos uma equipe disposta a acolhe-los e estamos aqui para resgatar o respeito, autoestima e a garantia de direitos dos idosos, começando pela saúde bucal e, futuramente, com outros benefícios e políticas públicas que ofereçam uma melhor qualidade de vida para todos”, completou.

Também estiveram presentes no lançamento do projeto a primeira-dama Adriana Borba; a coordenadora de projetos da Sembes, Rosimara Valadares; a diretora do Departamento de Saúde Bucal, Germana Medeiros, e sua equipe; os vereadores Alberto Moreira Jorge e Wagner Albuquerque.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.