Evento de atletismo reuniu cerca de 30 atletas em uma competição no Estádio Correão
Promover a inclusão das pessoas com deficiência tendo como principal ferramenta o esporte. Esse é o objetivo do Paraesporte, maior projeto socioesportivo do país voltado para pessoas com deficiências. O projeto chegou ao município de Cabo Frio e na quinta-feira (17) com a Olimpíadas Especiais Brasil, que reuniu cerca de 30 atletas do Paraesporte e da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do município, que competiram no Estádio Correão, em provas de lançamento, arremesso e corrida. Esse foi o primeiro evento realizado na Região dos Lagos após a pandemia da Covid-19.
Estiveram presentes na solenidade o coordenador de Educação Esporte e Lazer da FEAPAES/RJ, diretor do Diretório Lagos da Olimpíadas Especiais e coordenador do Paraesporte RJ, Fabio Coboski, familiares dos atletas, colaboradores da Apae, profissionais do Paraesporte e o secretário de Esporte do município de Cabo Frio, Felipe Monteiro.
Segundo Fábio Coboski, o evento é voltado para a inclusão dos atletas, tendo como principal ferramenta o esporte, que tem a capacidade de melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência, tirando do sedentarismo e ao mesmo tempo, dando a chance de descobrir novas oportunidades na sociedade.
O fundador do Paraesporte, o ex-atleta Raphael Thuin, falou da importância de levar o Paraesporte para outras cidades. “ Em breve estaremos implantando no município um núcleo do PCSs (Pessoas Com Deficiência) na Região dos Lagos, com aulas de segunda a sexta-feira, fruto de uma parceria com a Fundação Ceperj e o projeto Esporte Presente, lançado no último dia 10 pelo governador Cláudio Castro. O Paraesporte foi criado há 11 anos e ao longo desse período temos acompanhado o desenvolvimento cognitivo e social das pessoas com deficiência e ao mesmo tempo temos aprendido muito com eles”, destacou Thuin.
PARAESPORTE- Estão abertas as inscrições para novas vagas do projeto. As aulas estão acontecendo às terças e quintas-feiras na sede da Apae Cabo Frio, situada na Avenida Joaquim Nogueira, 571 – São Cristóvão. Os interessados devem fazer contato com o número (22) 9.9746-9556 via WhatsApp. Serão solicitados os dados e documentos para inclusão no serviço ou retirar eventuais dúvidas. Vale ressaltar que para participar do projeto não é preciso estar matriculado na Apae.