Alunos do instituto Monike Azevedo foram premiados na categoria juvenil de natação em águas abertas com 1,5km, durante o X Aloha Spirit Festival, que aconteceu nesse final de semana, na Praia do Forte, em Cabo Frio.
O cabofriense Bernardo Amorim, de 14 anos, faturou o primeiro lugar na prova masculina em 29 minutos. Melissa Cecim, e Ana Clara Santos, ambas de São Pedro da Aldeia, conquistaram na prova feminina, respectivamente o primeiro lugar em 49 minutos, e o segundo, em 52 minutos. Bernardo e Ana já foram convocados para representar o Brasil no Campeonato Mundial de Triathlon, no final do próximo ano, em Lausanne, na Suíça.
Há aproximadamente quatro anos, eles entraram para o Projeto Social Monike Azevedo: Esporte e Valores Olímpicos, desenvolvido em seis municípios da Região dos Lagos (Araruama, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio, Arraial do Cabo e Armação de Búzios) e desde 2007 já atendeu gratuitamente a mais de cinco mil estudantes das redes de ensino público e particular.
De acordo com a Monike, através dessa iniciativa social, os alunos têm a oportunidade de encontrar um caminho melhor. “Diariamente ensinamos valores como: cooperação, humildade, amizade, respeito, disciplina, honestidade, generosidade e ordem. O esporte reúne tudo isso. Então, para ser um atleta vitorioso é preciso praticar esses princípios. E nós buscamos parceiros que também acreditam nesses valores, como a Prolagos, a Marinha do Brasil e outros que abraçam o projeto. Eu carrego o título de Embaixadora da Prolagos com muito orgulho e só tenho a agradecer a quem nos apoia, por mais singela que seja essa contribuição, porque assim estamos fazendo a diferença na vida de crianças e jovens e investindo em um futuro melhor para todos”, comenta Monike.
Monike Azevedo
Monike Azevedo tem mais de 20 anos de dedicados ao triathlon e comemora com a vitalidade de uma atleta iniciante, o seu mais o montain bike, com novos patrocinadores, participando de grandes competições pelo mundo, inaugurando mais uma escolinha em projeto social. São duas décadas de treinos, desafios, realizações e muita história pra contar.
Sua vida como atleta se iniciou na adolescência, na cidade de Niterói (RJ) ao lado d e Fernanda Keller, referência nacional e internacional no esporte. Desde cedo a pesada rotina de treinos, a alimentação controlada e as privações que a vida de atleta requer nunca foram maiores do que a vontade de vencer e ser sempre melhor. Aos poucos os resultados foram aparecendo e hoje ela também é referência para os atletas da nova geração, afinal são 3 campeonatos brasileiros, 6 campeonatos estaduais como atleta do Rio de Janeiro, entre outros títulos como Rainha do Mar.