Pular para o conteúdo
Search

Projeto Renovando Vidas acolhe apenados para o serviço comunitário em Búzios

O projeto oferta trabalho comunitário, suporte às famílias e ao apenado, além de direcionar para oportunidade de emprego. Foto; Divulgação I PMAB

Iniciativa começou em junho deste ano e atende 32 pessoas

A ressocialização é fundamental para que pessoas punidas pela execução de crimes se reintegrarem à sociedade. Ao se sentirem acolhidos, úteis e com direitos básicos garantidos, os apenados encontram em projetos sociais a chance de mudar de vida. Em Búzios, a Secretaria de Segurança e Ordem Pública, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Renda, desenvolve o projeto “Renovando Vidas”, que disponibiliza serviços comunitários e oportunidades aos infratores.

Serviços são realizados em áreas públicas do município. Foto: Divulgação PMAB

O projeto foi criado em junho deste ano e já atende 32 pessoas. Funciona como um centro de recuperação com conversão de pena punitiva em cursos profissionalizantes; parceria com o Balcão de Empregos, sendo ofertadas oportunidades de trabalho, diretamente para os integrantes do projeto; Programa Pais Presentes, onde uma vez por mês é realizado uma palestra com orientações, acompanhado de psicólogos do município; e café da manhã no dia do serviço comunitário, como forma de interagir entre si, formando uma força conjunta de união nas atividades do dia.

O encaminhamento e carga horária quem decide é a justiça. Conforme o que é estipulado, a Secretaria organiza os tipos de serviços e os locais onde serão realizados. Eles atuam cortando grama, limpando pontos de ônibus, prédios públicos, praças, escolas entre outros.

Carga horária é determinado pela justiça. Foto; Divulgação I PMAB

“Alguns apenados têm que pagar com trabalho durante os 7 dias da semana, sendo 1 hora por dia; mas existem aqueles que só precisam cumprir 4h semanais. Nós organizamos os dias de trabalho conforme disponibilidade deles. Muitos acabam cumprindo toda a carga horária aos sábados, por trabalhar durante a semana; e quem trabalha aos fins de semana, a gente organiza para cumprir a pena durante a semana. Temos parceria com comerciantes locais para fornecimento de almoço e lanche. Também encaminhamos para um centro de reabilitação àqueles que têm algum tipo de dependência química e desejam se tratar”, explicou o secretário de Segurança e Ordem Pública, Sérgio Ferreira.

Ainda de acordo com ele, a pena no qual são submetidos tem o caráter punitivo pedagógico. “A continuidade na vida errada está por muitas vezes atrelada a falta de orientação ou mesmo um incentivo a se qualificar, na falta de um emprego, que talvez nunca fora ofertado a essa pessoa ao longo de sua vida”, finalizou o secretário.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

Maricá realiza 1º Seminário de Fotografia “Ampliando Olhares”

Rio de Janeiro oficializa 4 de abril como Dia Estadual dos Cuidadores de Animais

Governo do Rio projeta recorde de turistas na alta temporada

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.