Pular para o conteúdo
Search

Projeto prevê afastamento de servidores públicos condenados por pedofilia

Texto aprovado em primeira discussão na Alerj determina redistribuição de funções até decisão final e desligamento após condenação

Servidores públicos envolvidos em processos criminais por abuso sexual poderão ser afastados de funções que exijam contato direto com crianças e adolescentes até que haja uma decisão judicial definitiva. Após uma sentença condenatória transitada em julgado, o servidor deverá ser desligado do cargo. A proposta, que faz parte do Projeto de Lei 1.948/23, de autoria do deputado Carlinhos BNH (PP), foi aprovada em primeira discussão pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) nesta quarta-feira (13/11). A medida ainda precisa passar por uma segunda votação na Casa.

O projeto prevê que órgãos administrativos fluminenses solicitem certidões de antecedentes criminais e certidões negativas regularmente, ao menos uma vez por ano ou sempre que necessário. O deputado Carlinhos BNH destacou a importância da proposta como reforço à proteção de crianças e adolescentes.

“É dever do Estado garantir a proteção desse grupo vulnerável contra qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência ou opressão, conforme estabelece o artigo 227 da Constituição Federal”, explicou o parlamentar.

Complemento à legislação existente

A proposta busca fortalecer a Lei 6.785/14, que já proíbe a posse em cargos públicos estaduais de indivíduos condenados por abuso sexual contra menores, mesmo após o cumprimento da pena. A iniciativa amplia a proteção ao estabelecer mecanismos preventivos durante o exercício da função pública, garantindo maior segurança às crianças e adolescentes em contato com servidores.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Procon de Rio das Ostras lança Operação Black Friday para orientar consumidores

Búzios promove semana de ações para impulsionar o empreendedorismo feminino

Amanrasa reforça ações para segurança e preservação na alta temporada em Búzios

FLIC celebra cultura e diversidade em Rio das Ostras com programação gratuita

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.