Search
Degradê com CSS

Projeto “Pretinhas Leitoras” atrai dezenas de crianças para o Festival de Literatura e Cultura de Macaé

Já conheceu crianças que incentivam outras a praticarem a leitura? Esse é o projeto “Pretinhas Leitoras” das irmãs gêmeas Helena Ferreira e Duda Ferreira, uma iniciativa que promove educação e cultura por meio de literatura infantil antirracista.
As pretinhas leitoras Flicmac Foto Bruno Campos

O Encontro com as @pretinhasleitoras foi uma das atrações principais do Festival de Literatura e Cultura de Macaé (Flicmac) na manhã desta quarta-feira (8), no Parque de Exposições Latiff Mussi. O público infantil compareceu ao local para conferir de perto toda a programação do evento, que seguirá até o próximo sábado (11), com a participação de autores renomados do cenário nacional da literatura. A programação completa do festival pode ser conferida clicando aqui.

O Projeto “Pretinhas Leitoras” é uma invenção das irmãs gêmeas Helena Ferreira e Duda Ferreira, que foi idealizado em 2015, quando elas tinham sete anos de idade. O nome do projeto surgiu a partir do apelido carinhoso “pretinhas” atribuído pela mãe das meninas e a avó, Eva Soares. Helena e Duda desde muito cedo se apaixonaram pela leitura e, além de já ter promovido rodas literárias com várias crianças e adolescentes, elas também fomentam a prática por meio do Canal Pretinhas Leitoras, no Youtube que já possui mais de 29 mil inscritos.

De acordo com a mãe e empresária das jovens, Helena Ferreira, a ideia surgiu como forma de possibilitar acolhimento e estratégia de cuidado inicialmente voltado à comunidade do Morro da Providência, na Gamboa, no Rio de Janeiro, onde as meninas foram criadas.

O objetivo das jovens é ressaltar a literatura negra. Desde 2018, já reuniu milhares de crianças e adolescentes em suas rodas literárias, lançou o livro “Fa-vê-las” com participação de cem autores e autoras mirins, “Princesas Negras” e “Amor de Cabelo”. E desde o ano de 2021, a dupla comanda o quadro Encontro com as Letrinhas, na TV Globo.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Obra leva rede separativa de esgoto ao bairro de Cem Braças em Búzios

Búzios apresenta estratégia audiovisual no Rio2C e reforça status de destino Film Friendly

Espetáculo “Tom e Cores do Olhar” sobre diversidade de opiniões será apresentado em Búzios

Associação Ciclística de Búzios reivindica mais segurança após estreitamento de via

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!