O Encontro com as @pretinhasleitoras foi uma das atrações principais do Festival de Literatura e Cultura de Macaé (Flicmac) na manhã desta quarta-feira (8), no Parque de Exposições Latiff Mussi. O público infantil compareceu ao local para conferir de perto toda a programação do evento, que seguirá até o próximo sábado (11), com a participação de autores renomados do cenário nacional da literatura. A programação completa do festival pode ser conferida clicando aqui.
O Projeto “Pretinhas Leitoras” é uma invenção das irmãs gêmeas Helena Ferreira e Duda Ferreira, que foi idealizado em 2015, quando elas tinham sete anos de idade. O nome do projeto surgiu a partir do apelido carinhoso “pretinhas” atribuído pela mãe das meninas e a avó, Eva Soares. Helena e Duda desde muito cedo se apaixonaram pela leitura e, além de já ter promovido rodas literárias com várias crianças e adolescentes, elas também fomentam a prática por meio do Canal Pretinhas Leitoras, no Youtube que já possui mais de 29 mil inscritos.
De acordo com a mãe e empresária das jovens, Helena Ferreira, a ideia surgiu como forma de possibilitar acolhimento e estratégia de cuidado inicialmente voltado à comunidade do Morro da Providência, na Gamboa, no Rio de Janeiro, onde as meninas foram criadas.
O objetivo das jovens é ressaltar a literatura negra. Desde 2018, já reuniu milhares de crianças e adolescentes em suas rodas literárias, lançou o livro “Fa-vê-las” com participação de cem autores e autoras mirins, “Princesas Negras” e “Amor de Cabelo”. E desde o ano de 2021, a dupla comanda o quadro Encontro com as Letrinhas, na TV Globo.