Pular para o conteúdo
Search

Projeto “Pretinhas Leitoras” atrai dezenas de crianças para o Festival de Literatura e Cultura de Macaé

Já conheceu crianças que incentivam outras a praticarem a leitura? Esse é o projeto “Pretinhas Leitoras” das irmãs gêmeas Helena Ferreira e Duda Ferreira, uma iniciativa que promove educação e cultura por meio de literatura infantil antirracista.

O Encontro com as @pretinhasleitoras foi uma das atrações principais do Festival de Literatura e Cultura de Macaé (Flicmac) na manhã desta quarta-feira (8), no Parque de Exposições Latiff Mussi. O público infantil compareceu ao local para conferir de perto toda a programação do evento, que seguirá até o próximo sábado (11), com a participação de autores renomados do cenário nacional da literatura. A programação completa do festival pode ser conferida clicando aqui.

O Projeto “Pretinhas Leitoras” é uma invenção das irmãs gêmeas Helena Ferreira e Duda Ferreira, que foi idealizado em 2015, quando elas tinham sete anos de idade. O nome do projeto surgiu a partir do apelido carinhoso “pretinhas” atribuído pela mãe das meninas e a avó, Eva Soares. Helena e Duda desde muito cedo se apaixonaram pela leitura e, além de já ter promovido rodas literárias com várias crianças e adolescentes, elas também fomentam a prática por meio do Canal Pretinhas Leitoras, no Youtube que já possui mais de 29 mil inscritos.

De acordo com a mãe e empresária das jovens, Helena Ferreira, a ideia surgiu como forma de possibilitar acolhimento e estratégia de cuidado inicialmente voltado à comunidade do Morro da Providência, na Gamboa, no Rio de Janeiro, onde as meninas foram criadas.

O objetivo das jovens é ressaltar a literatura negra. Desde 2018, já reuniu milhares de crianças e adolescentes em suas rodas literárias, lançou o livro “Fa-vê-las” com participação de cem autores e autoras mirins, “Princesas Negras” e “Amor de Cabelo”. E desde o ano de 2021, a dupla comanda o quadro Encontro com as Letrinhas, na TV Globo.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

Maricá realiza 1º Seminário de Fotografia “Ampliando Olhares”

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.