Para comemorar três anos de existência, o Projeto Papillon promove nesta quinta-feira (22) um ciclo de palestras “Violência psicológica: muros invisíveis”. A iniciativa acontece no auditório da Prefeitura Municipal de Cabo Frio, das 8h30 às 12h.
O projeto foi criado como uma ferramenta de auxílio e orientação às vítimas de violência doméstica e familiar, e conta com vários parceiros para a produção de conteúdo.
A psicóloga Ana Paula Santos, que integra a equipe técnica do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) de Cabo Frio, fará a palestra com tema “Dependência emocional em mulheres que sofrem violência doméstica”. Graduada pela Universidade Veiga de Almeida e pós-graduada em Gestalt Terapia e Neurociência, Ana Paula também atua junto ao Programa Família Acolhedora de Arraial do Cabo.
Além dela, participam a advogada Shênia Mendes, idealizadora do Projeto Papillon e ex-assistida do Ceam Cabo Frio, e a pedagoga Carmensita Faria.
O projeto também oferece palestras gratuitas em escolas da rede pública e privada, em faculdades e em eventos sociais sobre a violência contra a mulher, com objetivo de levar informação sobre a definição do que seja violência doméstica e familiar; a especificação dos tipos de violência previstos em lei; a abordagem da legislação em vigor sobre o tema; a identificação dos mecanismos e ferramentas estatais que se destinam à proteção das vítimas; e a apresentação de estatísticas e realização de dinâmicas.