Search
Degradê com CSS
Publicidade

Projeto Orla convida sociedade para participar de oficinas de preservação e futuro das praias de Cabo Frio

Sociedade civil poderá participar de oficinas do Projeto Orla que serão realizadas do dia 25 a 29 de julho, no Hotel Malibu.
Foto: Reprodução / A praia do Peró, em toda sua extensão de 7,2 kms, está incluída no Projeto Orla.
Foto: Reprodução / A praia do Peró, em toda sua extensão de 7,2 kms, está incluída no Projeto Orla.
Publicidade

Como gerir as demandas de ordenamento do uso e da ocupação da orla marítima das praias de Cabo Frio? A sociedade civil de Cabo Frio poderá participar de oficinas do Projeto Orla que serão realizadas do dia 25 a 29 de julho, no Hotel Malibu, com inscrições gratuitas por meio do site do projeto. Podem comparecer também representantes de todas as praias da cidade.

Durante as oficinas, serão desenvolvidas metodologias de construção de diagnóstico, classificação e formulação de cenários. A turismóloga Luane Ferreira, coordenadora do Projeto Orla em Cabo Frio, destaca que “A principal característica do Projeto Orla é a inserção da sociedade civil organizada como ator ativo na construção das propostas, ou seja, os utilizadores decidindo o futuro e a forma de desenvolvimento”, afirma.

São convidados moradores, veranistas, ambientalistas e todos que, direta ou indiretamente, tenham interesse na preservação da Praia do Forte (do Forte São Mateus até o limite com Arraial do Cabo); Praia do Peró, incluindo Conchas, Pontal e Meio do Peró); Canal Itajuru; e, Unamar (Tamoios). “O objetivo é que os representantes que vão participar das oficinas depois repassem o conhecimento aos demais interessados na boa gestão das praias” explica Paloma Arias, coordenadora do projeto Bandeira Azul, certificado internacional de qualidade pela Praia do Peró.

O Projeto

Uma ação do governo federal, o projeto foi lançado há dois anos, buscando responder às demandas de ordenamento do uso e da ocupação da orla marítima nacional. Tem como premissa a compatibilização das políticas ambiental, urbana e patrimonial por meio da gestão costeira integrada no âmbito municipal, o que abrange o fortalecimento da capacidade de atuação da sociedade através de uma gestão participativa.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Búzios sedia Copa FARJ de Águas Abertas 2025 na Praia da Ferradura

Memorialista Romano Lorenzi antecipa detalhes da Festa do Divino 2025 em Búzios

Cabo Frio realiza Passeio Ciclístico e Roda de Conversa no Maio Laranja

Bosque Azul terá duas novas escolas públicas com obras em fase avançada

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Publicidade
Publicidade