A 11ª Conferência Internacional de Cinema de Viana do Castelo contará com a presença dos secretários municipais de Cultura e da Mulher e do Idoso, que tiveram a viagem autorizada pela Câmara na sessão de quinta-feira (28)
O secretário de Cultura e Patrimônio Histórico de Búzios, Romano Lorenzi, irá acompanhado da secretária da Mulher e do Idoso, Daniele Guimarães, a Portugal neste fim de semana para apresentação do projeto “Mar de Memória”. O trabalho vai apresentar a cidade na 11ª Conferência Internacional de Cinema de Viana do Castelo. O evento será entre os dias 2 e 6 de maio e receberá projetos de diversos países do mundo. A viagem foi autorizada pela Câmara Municipal na sessão ordinária de quinta-feira (28), por meio de do Projeto Decreto do Legislativo nº 2 de 2022.
O projeto integra a lista dos trabalhos aceitos pela organização da Conferência e terá como tema “O audiovisual na preservação da memória de uma cidade: um panorama de Búzios pelos relatos de seus mais antigos moradores”. A seleção foi feita em março deste ano.
Segundo o secretário de Cultura, Luiz Romano Lorenzi, o projeto conta a história da cidade e sua origem, a miscigenação dos quilombolas, marisqueiras, caiçaras, pescadores, indígenas, além de 56 nacionalidades diferentes que escolheram Búzios para morar. Inclusive, a maioria das famílias tradicionais de Búzios, são de origem portuguesa. O trabalho é um registro das narrativas de vida, com as percepções, saberes, lembranças e referências em comum que conta a história da cidade e de seu povo.
Conforme justificativa do projeto, na ocasião também “serão visitados destinos com referência ao Centro de Convivência do Idoso”, por isso a presença da secretária da Mulher e do Idoso na viagem.
Sobre a Conferência
Iniciada em 2012, a Conferência Internacional de Cinema de Viana situa-se nas intersecções entre o cinema, a escola, a educação e a reflexão crítica engajada, para além de acolher reflexões e debates sobre o cinema nas suas múltiplas dimensões culturais, artísticas e tecnológicas. É um espaço de reflexão e de partilha de experiências visando a construção de uma comunidade internacional de interesses e de divulgação de projetos relacionados com temáticas centrais do cinema e do audiovisual – cinema e escola, cinema: arte, ciência e cultura e fotografia e memória.