Pular para o conteúdo
Search
Degradê com CSS

Projeto sobre grandes geradores de lixo avança na Câmara de Búzios e segue para comissões

Texto foi lido na primeira sessão após o recesso; Amanrasa já desenvolve iniciativa semelhante em condomínios
Triagem de materiais recicláveis em centro de separação e organização da coleta seletiva é apontada como etapa-chave para a destinação adequada dos resíduos sólidos - Imagem ilustrativa feita por IA
Triagem de materiais recicláveis em centro de separação e organização da coleta seletiva é apontada como etapa-chave para a destinação adequada dos resíduos sólidos - Imagem ilustrativa feita por IA


Na primeira sessão ordinária da Câmara Municipal de Búzios após o recesso parlamentar, realizada nesta terça-feira (3), foi lido em plenário o Projeto de Lei nº 01/2026, de autoria do vereador Anderson Chaves, que estabelece regras para a coleta, o transporte, o tratamento e a destinação final dos resíduos sólidos gerados por grandes geradores no município. Com a leitura, a proposta segue agora para análise das comissões permanentes da Casa.


O projeto define como grandes geradores estabelecimentos comerciais, industriais, de serviços, hotéis, bares, restaurantes e condomínios não residenciais ou mistos que ultrapassem determinados volumes diários de resíduos. A proposta transfere a esses geradores a responsabilidade integral pela gestão do lixo que produzem, desde a separação até a destinação final ambientalmente adequada, retirando essa atribuição do sistema público de limpeza urbana.


A iniciativa dialoga com experiências já em curso no município. A Associação de Moradores das Praias de Manguinhos e Rasa (Amanrasa) mantém em andamento um projeto de coleta seletiva em condomínios, estruturado em moldes semelhantes aos previstos no texto do projeto de lei. A ação busca organizar a gestão dos resíduos, incentivar a separação na origem e garantir a destinação correta, especialmente dos materiais recicláveis.


Segundo especialistas e entidades ambientais, esse modelo beneficia diretamente a cadeia da reciclagem, ao facilitar a separação dos materiais, valorizar o trabalho dos catadores e fortalecer cooperativas, que passam a atuar com mais organização, previsibilidade e dignidade.


De acordo com o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, empreendimentos que geram grandes volumes de lixo — geralmente acima de 120 ou 180 litros diários, a depender da legislação municipal — não devem onerar o custo do município, sendo responsáveis por contratar a coleta privada e a destinação adequada. Nesse sentido, a proposta municipal busca adequar a legislação local a diretrizes já previstas em âmbito nacional.


Atualmente, em Búzios, a coleta de resíduos de atividades comerciais, pousadas, bares e até condomínios é custeada pelos contribuintes por meio da taxa de lixo, embora apenas alguns poucos estabelecimentos, como grandes supermercados que declararam formalmente sua condição de grandes geradores, arquem com a coleta privada. A ampliação desse enquadramento é vista como um passo para maior equilíbrio fiscal e ambiental.


O vereador Anderson Chaves informou que irá promover rodas de conversa com empresários, representantes do setor turístico, cooperativas, entidades da sociedade civil e moradores, com o objetivo de discutir o conteúdo do projeto e aprimorar o texto durante sua tramitação.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Shopping Park Lagos realiza Park Folia com programação gratuita de Carnaval em Cabo Frio

Rio das Ostras e Macaé somam mais de 1.200 vagas de emprego abertas nesta semana

Aretê e o arquiteto que ensinou Búzios a não crescer demais

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]