Pular para o conteúdo
Search

Projeto em Rio das Ostras vai incluir resgate de animais marinhos

Órgãos ligados ao meio ambiente conhecem projeto de Monitoramento de Praias da região da Bacia de Campos e ES
Foto Matheus Muller

Rio das Ostras reuniu, no último dia 4, representantes do poder público e sociedade civil para conhecer o novo Projeto de Monitoramento de Praias da região da Bacia de Campos e Espírito Santo. O encontro foi organizado pela Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, por meio do Departamento de Educação Ambiental (Cedro – Centro de Educação Ambiental de Rio das Ostras).

A partir de maio, a ONG Instituto BW, que trabalha com conservação e reabilitação de animais marinhos na Região dos Lagos, será a responsável por esse trabalho também em Rio das Ostras.

O monitoramento é uma exigência estabelecida pelo IBAMA em processos de licenciamento ambiental das atividades offshore de petróleo e gás natural. Esse trabalho deve ser mantido pela Petrobras nos municípios costeiros onde a empresa atua.

Durante o encontro, a bióloga do Instituto, Mariana Burato, apresentou a ONG e explicou o objetivo e a execução do monitoramento, além de outras atividades que compõem o escopo do Projeto.

O trabalho da ONG será monitorar diariamente a ocorrência de encalhes de aves, quelônios (tartarugas marinhas) e mamíferos marinhos.O Instituto será o responsável por resgatar esses animais para reabilitação e destinação correta. Os animais mortos também serão recolhidos para necropsia.

Em Rio das Ostras, a costa foi dividida em 10 praias, compondo um total de 20,16 quilômetros, que serão percorridos diariamente.

O Projeto também tem um caráter de Educação Ambiental, com atividades como feiras, exposições, ações nas escolas, ONGs e associações locais, além de encontros para orientação e troca de informações com gestores públicos e entidades ambientais do Município.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Praça Veríssimo de Mello é palco da 8ª Jornada Mundial dos Pobres em Macaé

Firjan SESI encerra inscrições para projetos culturais neste domingo (24)

Feira “Bora Trabalhar” promete oportunidades e conexões em Cabo Frio

Natal Sesc RJ 2024 transforma Cabo Frio e Macaé com decoração e atrações culturais

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.