Menu

Cidades

Projeto em Cachoeiras de Macacu resgata animais silvestres e conscientiza população

  • Home
  • Destaque 3
  • Projeto em Cachoeiras de Macacu resgata animais silvestres e conscientiza população
O Centro do projeto SOS Vida Selvagem é aberto ao público para visitação. | Imagem: SOS Vida Selvagem.
O Centro do projeto SOS Vida Selvagem é aberto ao público para visitação. | Imagem: SOS Vida Selvagem.

SOS Vidas Silvestres nasceu para socorrer animais que circulam pelas rodovias RJ 116 e 122

Cerca de 475 milhões de animais silvestres morrem por ano nas estradas brasileiras. Foi a partir dessa sensibilidade que o grupo SOS Vidas Silvestres nasceu, cuidando das rodovias principais da Serra do Rio de Janeiro, a RJ 116 e RJ 122. O projeto que resgata animais feridos foi fundado em meados de 2014, e desde então já foram mais de 2 mil faunas socorridas. Além do trabalho de salvar as espécies, existe o Centro de Educação Ambiental com exposições, museu da biodiversidade, trilhas ecológicas e meliponários.

Atualmente, o projeto conta com dez voluntários, entre eles biólogos, veterinários, gestores ambientais e ambientalistas. “Além do resgate, o projeto hoje atua de mais duas formas: através das atividades de interação no nosso Centro, em Cachoeiras de Macacu, e também com a programação “O museu vai à escola”. Levamos temas como o impacto dos atropelamentos na fauna, conscientização e educação ambiental”, explica Francis da Silva, um dos voluntários do projeto.

Algumas dicas ajudam a prevenir atropelamento de animais nas estradas: respeitar o limite de velocidade e as placas de sinalização; dobrar a atenção durante os horários de crepúsculo; diminuir a velocidade ao trafegar nas vias próximas a rios, cachoeiras e florestas. Caso presencie um atropelamento, anote o trecho onde ocorreu e indique pontos de referências, se possível informe as coordenadas geográficas.

O espaço fica localizado na RJ 116, km 16,5, em frente a Água Mineral Papucaia, em Cachoeiras de Macacu. As visitas são recebidas de segunda à sábado, das 9h às 18h. Além disso, o Centro é aberto para piqueniques e a entrada é gratuita.

O SOS Vidas Silvestres possui redes sociais e compartilha o dia a dia das atividades no Instagram é @sosvidasilvestre e no Facebook, SOS Vida Silvestre. Para contatar o projeto, os números disponíveis são: (21) 9.7250.1749; (21)9.9226.1503; (21)9.8124.8565.

Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Monique Gonçalves.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Advogado e ativista assume coordenação de Clínica de Cannabis Terapêutica em Búzios

Vânia de Brito estreia monólogo em Búzios

”Terra Prometida”, livro de Alba Michele, traz um mergulho nas complexidades das comunidades do Rio de Janeiro

Roda de Samba com Evandro Lino no Pátio Michou