O Projeto “Digitalização Audiovisual do Acervo Marcio Werneck” foi selecionado no edital Integra Rio da Secretaria Especial de Integração Metropolitana na categoria Pesquisa e Inovação. O anúncio foi na semana passada.
O material possui inúmeras pesquisas importantes para as cidades de Cabo Frio, Búzios, Arraial do Cabo e São Pedro da Aldeia. A partir disso, outros materiais poderão ser digitalizados e expostos no site.
O acervo é um conjunto de artigos datilografados e manuscritos, além dos livros publicados. Alguns materiais podem ser encontrados no site.
“Receber essa notícia foi maravilhoso. A gente não estava mais esperando, mas realmente na parte de resultado final fomos classificados. Na verdade, é a realização de uma etapa de quase uma década, isso para nós é muito importante. A gente tem pouco apoio e recurso, é muita luta diária para poder colocar esse material com acesso gratuito para toda a população”, comenta Maria Werneck, filha do pesquisador Marcio Werneck.
Segundo Maria, são cerca de cem fitas k7 com participação de presenças ilustres de Cabo Frio e de Búzios. Um material rico de informações. Há também cerca de 200 slides e negativos, que serão digitalizados. O projeto tem um ano para conclusão após o projeto receber o edital.
Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Monique Gonçalves.