Search
Degradê com CSS


Projeto de lei regulamenta eventos privados sem cobrança de ingressos e casamentos

Caravelas é um das praias que terá autorização para eventos. Foto: Matheus Coutinho
Caravelas é um das praias que terá autorização para eventos. Foto: Matheus Coutinho

As praias permitidas para realização das atividades são apenas Caravelas, Baía Formosa, Rasa, Manguinhos, Tartaruga, Canto, Ferradura, Tucuns e Geribá

Os eventos sociais, corporativos e casamentos em Búzios terão nova regulamentação a partir da aprovação do projeto de lei proposto pelo governo municipal, e apresentado nesta quinta-feira (3), na sessão ordinária da Câmara Municipal. O texto apresenta a lista com normas a serem seguidas pelos produtores de evento no município e revoga a lei aprovada em 2019 e que estava atualmente em vigência.

Entre os itens do novo regramento para eventos em áreas privadas, sem cobrança de ingressos, estão a lotação máxima, que deverá ser calculada levando em conta a ocupação do espaço por uma pessoa a cada dois metros; a emissão de ruídos deve seguir as normas vigentes de perturbação do sossego, sob pena de multa caso haja descumprimento; reserva de vagas superior a 30% da quantidade de participantes com estacionamento de até 500 metro do evento; os resíduos devem ser descartados em local adequado e para eventos com lotação acima de cem pessoas, deverão contar com equipe de segurança legalizada.

Além disso, o espaço onde será realizado evento deve estar devidamente legalizado no município e realizar o pagamento de taxas e abertura de processo.

Já os eventos que pretendem ocorrer em áreas públicas do município, incluindo praias, deques e praças também contam com regulamentação específica. Será necessário a prévia autorização do município, em área máxima de 70 metros quadrado com ocupação de uma pessoa a cada dois metros, duração máxima de quatro horas e recolhimento de equipamentos e descarte de resíduos por conta dos organizadores.

As praias permitidas para realização das atividades são apenas Caravelas, Baía Formosa, Rasa, Manguinhos, Tartaruga, Canto, Ferradura, Tucuns e Geribá. Os organizadores não poderão impedir a passagem de banhista durante o evento e somente a faixa de areia poderá ser utilizada.

O Projeto de Lei foi encaminhado para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação. O documento completo está disponível no site oficial da Câmara Municipal.


Subsecretaria de Eventos

A Prefeitura de Búzios também quer transformar o cargo de subsecretário Municipal de Turismo em subsecretário de Eventos, com suas atribuições vinculadas ao gabinete do prefeito, alterando a Lei nº 1.619, de 26 de janeiro de 2021. Segundo o projeto de Lei do executivo, também apresentado na sessão desta quinta-feira (3), o objetivo é centralizar a realização de eventos de forma que atenda todas as secretarias.

Entre as competências estão a coordenação e orientação às atividades culturais, festas e todos os eventos que promovam interação, esporte, lazer, cultura e cooperação com as pastas municipais; assessorar na organização de solenidades; coordenar a promoção de recepção de autoridades e convidados; entre outras atividades. O PL foi encaminhado para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação e o seu teor pode ser conferido na íntegra no site da Câmara de Vereadores. Para ter acesso ao documento clique aqui.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Búzios registra mais de 60mm de chuva durante a madrugada e segue em alerta neste domingo (6)

Niterói Convention & Visitors Bureau elege nova diretoria até 2027

Defesa Civil alerta para risco de chuvas fortes e ventos em Búzios a partir desta sexta (4)

Weliton Souza, o “Ginho”, é encontrado morto dentro de casa em Búzios

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!