Pular para o conteúdo
Search

Projeto de Lei aprovado na Câmara de Búzios garante transparência na lista de espera do Sus

A matéria é de autoria do vereador Raphael Braga e segue para sanção do prefeito Alexandre Martins e publicação da lei

A Câmara Municipal de Búzios aprovou nesta quinta-feira (25) o Projeto de Lei 58/2022 que altera a vigente legislação vigente (Lei nº 1.565, de 19 de agosto de 2020) para que haja mais transparência na lista de espera do Sistema Único de Saúde (Sus) no município. Essa listagem é referente a consultas, exames médicos e procedimentos cirúrgicos. A matéria é de autoria do vereador Raphael Braga e segue para sanção do prefeito Alexandre Martins e publicação da lei.

De acordo com a proposta, além das iniciais do nome do paciente; da data do protocolo da entrega da documentação e da posição do paciente na fila de espera – já previstas na legislação vigente, deverão constar na lista divulgada o número do cartão do Sus e a data de nascimento do solicitante; o tipo de solicitação: consulta, exame ou intervenção cirúrgica; a especialidade e a data agendada pela Secretaria da Saúde para o atendimento das solicitações.

 A lista deverá abranger todos os inscritos nas unidades de saúde do município, entidades conveniadas ou qualquer outro prestador de serviços que receba recursos públicos municipais.

O texto também autoriza a alteração da situação do paciente inscrito na listagem de espera com base no critério de gravidade do estado clínico, quando devidamente comprovada a emergência por laudo médico ou por decisão judicial.

A inscrição em listagem de espera não confere ao paciente ou à sua família o direito subjetivo à indenização, se a consulta, exame ou cirurgia não se realizarem em decorrência das condições previstas na lei.

Segundo Raphael, o projeto “visa criar mecanismos que facilitem o acompanhamento das filas de
espera para consultas, exames e cirurgias pelos cidadãos que aguardam”. O parlamentar destacou desconhecer o tamanho e a ordem dessa fila de espera, o que impossibilita que a população perceba a gravidade do problema da saúde, bem como, inviabiliza apuração de possíveis desrespeitos à ordem cronológica e de falta de critérios objetivos na priorização de pacientes”.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Rio das Ostras dá início à programação natalina do Sesc nesta sexta (22)

Shopping Plaza Rio das Ostras realiza última feira de adoção de cães e gatos do ano neste sábado

Praça Veríssimo de Mello é palco da 8ª Jornada Mundial dos Pobres em Macaé

Firjan SESI encerra inscrições para projetos culturais neste domingo (24)

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.