Pular para o conteúdo
Search

Projeto de inclusão abre inscrições para capacitar professores das Apaes, Pestalozzi e dos núcleos do Paraesporte

Evento é organizado pela Olimpíadas Especiais Brasil e a Federação das Apaes do Estado do Rio de Janeiro. Foto divulgação

Curso será em Araruama nesta sexta-feira (29), e para se inscrever os profissionais de educação física deverão procurar uma das Apaes das regiões Norte, Noroeste e Lagos

As Olimpíadas Especiais Brasil e a Federação das Apaes do Estado do Rio de Janeiro (Feapaes) realizam nesta sexta-feira (29), um curso de capacitação para os profissionais de educação física das Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes), Pestalozzi e dos núcleos do Paraesporte das regiões do Norte, Noroeste e dos Lagos. Para se inscrever é necessário que o professor procure uma das unidades das Apaes de uma das cidades das três regiões. O curso será na Sociedade Pestalozzi de Araruama, às 9h.

A diretora de Esporte das Olimpíadas Especiais Brasil, Teresa Leitão será uma das palestrantes. Participam ainda, professores de educação física do Paraesporte de Cabo Frio, Armação de Búzios e Arraial do Cabo, Apaes e Pestalozzi.

De acordo com o coordenador do Paraesporte e diretor de evento e competições das Olimpíadas Especiais Brasil, Fabio Coboski, quanto mais cedo à família puder identificar o quadro de deficiência de seus filhos e buscar atendimento com profissionais capacitados melhor será, principalmente para promover a inclusão social desta criança com deficiência na sociedade.

Capacitação é importante para promover a inclusão social de criança com deficiência na sociedade. Foto divulgação

“No caso do autismo, por exemplo, geralmente demora um pouco mais para a família perceber e buscar apoio, diferente do down que fica mais visível tanto para a família quanto para os profissionais de saúde identificarem.  Nesta corrente, o profissional de educação física, tem papel primordial para ajudar”, comentou Fabio.

A Sociedade Pestalozzi de Araruama fica à Rua Nossa Senhora Das Graças, 01, no Centro.

Seletiva –  A partir das 13h, os profissionais de educação física que fizerem o curso de capacitação terão a oportunidade de participar de uma aula prática, durante as competições de atletismo, que vão reunir atletas das apaes, Pestalozzi e do Paraesporte do núcleo de Cabo Frio e Armação de Búzios, no Colégio Darcy Ribeiro, em Araruama. Os classificados vão participar das Olimpíadas Estaduais da Apaes que vai ser realizada no mês de agosto. O local ainda será definido.

De acordo com o padrinho das Apaes, Raphael Thuin, a realização desta seletiva é mais um passo para a retomada das atividades esportivas e promoção da inclusão das crianças na sociedade.

“Eu abracei há 16 anos a luta em defesa da Apaes, quando passavam por problemas financeiros com a perda dos repasses da Fundação para a Infância e Adolescência (FIA), momento que saímos em busca de apoio em Brasília, visando garantir o excelente trabalho realizado pela instituição. Sabemos da importância das instituições em todo o Estado na formação das crianças que tanto precisam de atendimento multidisciplinar. Agora, caminho para a quarta Olimpíadas das Apaes”, concluiu.

Paraesporte / Esporte Presente – A Associação Paraesporte, em parceria com o governo do estado, por meio do Projeto Esporte Presente e Ceperj, implantou este mês, mais 15 núcleos no estado do Rio como por exemplo, em Cabo Frio, Armação de Búzios e Rio de Janeiro. As inscrições estão abertas. Para se inscrever basta comparecer em um dos núcleos. Outras informações pelo WhatsApp (22) 9.9998- 1849 ou 9.9943- 8894.

O fundador do Paraesporte, o ex- atleta da seleção de brasileira de natação, Raphael Thuin, fala que a expansão é fruto de uma parceria com o governador Cláudio Castro, por meio do projeto Esporte Presente que tem uma expectativa de atender cerca de 2 mil pessoas com deficiência, nos 15 núcleos do Paraesporte, que tem parceria também com instituições como Apae, Pestalozzi, entre outras.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.