Curso será em Araruama nesta sexta-feira (29), e para se inscrever os profissionais de educação física deverão procurar uma das Apaes das regiões Norte, Noroeste e Lagos
As Olimpíadas Especiais Brasil e a Federação das Apaes do Estado do Rio de Janeiro (Feapaes) realizam nesta sexta-feira (29), um curso de capacitação para os profissionais de educação física das Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes), Pestalozzi e dos núcleos do Paraesporte das regiões do Norte, Noroeste e dos Lagos. Para se inscrever é necessário que o professor procure uma das unidades das Apaes de uma das cidades das três regiões. O curso será na Sociedade Pestalozzi de Araruama, às 9h.
A diretora de Esporte das Olimpíadas Especiais Brasil, Teresa Leitão será uma das palestrantes. Participam ainda, professores de educação física do Paraesporte de Cabo Frio, Armação de Búzios e Arraial do Cabo, Apaes e Pestalozzi.
De acordo com o coordenador do Paraesporte e diretor de evento e competições das Olimpíadas Especiais Brasil, Fabio Coboski, quanto mais cedo à família puder identificar o quadro de deficiência de seus filhos e buscar atendimento com profissionais capacitados melhor será, principalmente para promover a inclusão social desta criança com deficiência na sociedade.
“No caso do autismo, por exemplo, geralmente demora um pouco mais para a família perceber e buscar apoio, diferente do down que fica mais visível tanto para a família quanto para os profissionais de saúde identificarem. Nesta corrente, o profissional de educação física, tem papel primordial para ajudar”, comentou Fabio.
A Sociedade Pestalozzi de Araruama fica à Rua Nossa Senhora Das Graças, 01, no Centro.
Seletiva – A partir das 13h, os profissionais de educação física que fizerem o curso de capacitação terão a oportunidade de participar de uma aula prática, durante as competições de atletismo, que vão reunir atletas das apaes, Pestalozzi e do Paraesporte do núcleo de Cabo Frio e Armação de Búzios, no Colégio Darcy Ribeiro, em Araruama. Os classificados vão participar das Olimpíadas Estaduais da Apaes que vai ser realizada no mês de agosto. O local ainda será definido.
De acordo com o padrinho das Apaes, Raphael Thuin, a realização desta seletiva é mais um passo para a retomada das atividades esportivas e promoção da inclusão das crianças na sociedade.
“Eu abracei há 16 anos a luta em defesa da Apaes, quando passavam por problemas financeiros com a perda dos repasses da Fundação para a Infância e Adolescência (FIA), momento que saímos em busca de apoio em Brasília, visando garantir o excelente trabalho realizado pela instituição. Sabemos da importância das instituições em todo o Estado na formação das crianças que tanto precisam de atendimento multidisciplinar. Agora, caminho para a quarta Olimpíadas das Apaes”, concluiu.
Paraesporte / Esporte Presente – A Associação Paraesporte, em parceria com o governo do estado, por meio do Projeto Esporte Presente e Ceperj, implantou este mês, mais 15 núcleos no estado do Rio como por exemplo, em Cabo Frio, Armação de Búzios e Rio de Janeiro. As inscrições estão abertas. Para se inscrever basta comparecer em um dos núcleos. Outras informações pelo WhatsApp (22) 9.9998- 1849 ou 9.9943- 8894.
O fundador do Paraesporte, o ex- atleta da seleção de brasileira de natação, Raphael Thuin, fala que a expansão é fruto de uma parceria com o governador Cláudio Castro, por meio do projeto Esporte Presente que tem uma expectativa de atender cerca de 2 mil pessoas com deficiência, nos 15 núcleos do Paraesporte, que tem parceria também com instituições como Apae, Pestalozzi, entre outras.