O projeto de lei nº 2538/2013, que estabelece uma nova linha divisória entre os municípios de Cabo Frio e Búzios, está na pauta desta terça-feira, (05), da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ). Caso seja aprovado, o bairro Maria Joaquina, que atualmente pertence a Cabo Frio se tornará parte de Búzios.
A expectativa para que a mudança seja aprovada é grande. Em maio deste ano, o projeto já foi aprovado em primeira votação. Além disso, em reunião realizada entre os prefeitos de Búzios e Cabo Frio, ambos também se mostraram favorável à ideia.
Essa é uma demanda antiga dos moradores do bairro Maria Joaquina, que alegam se sentirem abandonados pela administração de Cabo Frio há anos. Esses mesmo moradores, afirmam que, na maioria das vezes, recebem suporte de Búzios, com relação a educação, saúde, dentre outros serviços básicos.
A Luta é antiga
Não é de hoje que a comunidade está lutando pra sair, de acordo com moradores, da situação de abandono em que se encontra ao fazer parte de Cabo Frio. O sonho começou lá atrás com a luta do Sr. Manoel Francisco Rangel Barreto, conhecido por todos como “Seu Chico da Pipa”. Seu Chico é um dos moradores mais antigos da localidade e um dos fundadores da Associação de Moradores e nunca desistiu. Chico, que mora na Maria Joaquina desde 1995- quando Búzios foi emancipada, continua ativo no movimento. Hoje como principal liderança do movimento é a jovem Vera Meire, moradora do bairro.