Menu

Cidades

Projeto da Stupa de Búzios já está pronto

  • Home
  • Búzios
  • Projeto da Stupa de Búzios já está pronto

A Stupa de Búzios, construção sagrada do budismo, nos moldes da  milenar Stupa de Borubudur,  na Ilha de Java, Indonésia, já está com  seu  projeto pronto e aprovado pela secretaria de desenvolvimento urbano e está  sendo analisado pela secretaria de meio ambiente do município.

A  construção da  Stupa Táshi Gástsel (Jardim do Amor de Grande Auspicio),  é uma iniciativa do Buddha Dharma Meditation Center , grupo mundial de  praticantes e estudiosos do budismo, que tem um núcleo em Búzios. O projeto é da engenheira Rosângela  M. Pinto, com a colaboração da  urbanista Isabela LOV.

Isabela explica que o monumento terá 74×74 de dimensão da base, a  mesma da Torre Eiffél.

“Menos na altura, que respeitará os padrões permitidos pelo Plano Diretor de Búzios. Todas as medidas foram adaptadas para a legislação da cidade. Foi trabalhoso, mas conseguimos.”,  conta Isabela. A urbanista ainda explica que  mesmo sendo uma obra de grande porte ela não será agressiva a paisagem: “A stupa foi planejada com muito cuidado, carinho mesmo, e se diluirá na paisagem do terreno. Um traço muito suave.”.

O projeto, que além do interesse espiritual  dos praticantes e admiradores do budismo em todo o mundo, tem alto potencial para atração turística, não prevê apenas o monumento em si, mas também um mini-museu contando a história do budismo tibetano e sua influência no mundo, uma loja com artigos ligados a religião budista, e um restaurante de comida vegana. No  complexo também será construída a Casa dos Lamas (mestres capacitados a guiar os adeptos do budismo), que se  serão hospedados no local, que é adaptada para  que possam manter suas rotinas de oração e práticas.

A comunidade já tem o terreno, que está localizado no bairro Baía Formosa, próximo à Fazenda Cunha Bueno, e  já há  interesse de patrocinadores para a  construção, que tem como responsáveis, indicados pelo Lama Gangchen (líder espiritual do grupo),  Paolino Sanvito, Cris Anila Paramita, a engenheira Rosângela  M. Pinto, e a urbanista Isabela LOV.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Búzios abandona “A Cidade Mais Badalada do Brasil” em Favor de “Búzios é Verão o Ano Todo”

TourShop doa 100% das excursões em Búzios para vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul

Aretê Búzios: o golfe como eixo de desenvolvimento turístico e econômico

Agenda cultural do fim de semana na Região dos Lagos