Pular para o conteúdo
Search

Projeto da ONU apresenta estudos sobre Macaé

Cidade de Macaé (Sobrevoo de helicóptero) Imagem: Bruno Campos.

Município reconhecido pelo seu potencial econômico, com destaque nacional e internacional, Macaé integra um projeto implementado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), com o apoio da Petrobras. A iniciativa busca contribuir para a promoção do desenvolvimento sustentável em 116 cidades impactadas pelas operações de exploração e refino de petróleo e gás. Nesta quinta-feira (25), um encontro online contará com a participação do prefeito Welberth Rezende e trará um diagnóstico dos indicadores municipais e avaliação de planos plurianuais.

O projeto “Territorialização e Aceleração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)” busca ampliar a capacidade dos governos municipais, sociedade civil e iniciativa privada em torno do cumprimento dos 17 ODS propostos pela Organização das Nações Unidas dentro do plano de ação da Agenda 2030. Macaé é um dos 28 municípios selecionados na segunda fase, e possui um grupo de trabalho capacitado e certificado pela PNUD para delinear um plano de atuação local.

No encontro, o webinário buscará integrar participantes do grupo de trabalho e gestores municipais, em torno da temática, para alinhamento das atividades e apresentação de dois estudos já realizados para Macaé. A reunião, a partir das 14h, será aberta ao público em geral e a participação será por meio da plataforma digital Zoom, com inscrição pelo link:  https://undp.zoom.us/webinar/register/WN_Z07HTKEPTg2aDsRxJew31w.

O grupo de trabalho de Macaé conta com a participação de voluntários da sociedade civil e servidores públicos municipais, como é o caso de Mariana Previtali. “É fundamental nos basearmos em indicadores fidedignos, de credibilidade, para que sejam elaborados programas que visem políticas públicas condizentes com as necessidades do município”, afirmou.

Agenda 2030

Lançado em 2015 pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), o plano de ação para as pessoas, o planeta e pela prosperidade é composto de 17 objetivos de desenvolvimento sustentável, chamado de “Transformando o Nosso Mundo, a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”.

As metas globais incluem três vertentes do desenvolvimento sustentável: econômica, social e ambiental. O projeto “Territorialização e Aceleração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)” foi criado para contribuir com o alcance dos objetivos da Agenda 2030. Macaé participa da iniciativa desde 2019.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.