O projeto Energia Legal, realizado pela Enel Distribuição Rio com o apoio da Polícia Civil durante a semana passada, em Cabo Frio, identificou 616 irregularidades na medição de energia de estabelecimentos comerciais e residências. Esta edição no município terminou o registro de seis ocorrências na delegacia relacionadas ao consumo de energia, como ligações diretas na rede sem passar pelo aparelho de medição e fraude no medidor de energia.
Para facilitar o acesso aos serviços, a distribuidora ofereceu, junto ao Energia Legal, atendimento móvel a 177 clientes, que puderam solicitar segunda via de conta e troca de titularidade, por exemplo. Além disso, foram realizadas 60 negociações de dívidas, permitindo a regularização de débitos. Nesta edição, a companhia também fez a troca de 24 geladeiras de moradores da cidade por modelos mais eficientes. No total, 256 pessoas se inscreveram na iniciativa.
Em sua 43ª edição, o projeto já identificou furto de energia em aproximadamente 19,1 mil clientes, sendo 92% dos casos em residências e 8% em estabelecimentos comerciais nas 26 cidades por onde passou desde o fim de 2019. “O trabalho integrado entre as diversas áreas da empresa e em conjunto com a Polícia Civil promove resultados muito relevantes no combate ao furto de energia. Ao minimizar este tipo de ocorrência em nossa área de concessão, além de potencializar os bons resultados operacionais, geramos benefícios tanto para a companhia quanto aos clientes”, afirmou Ricardo Lima, responsável por Operações de Perdas da Enel Rio.
Consumo consciente de energia
Ao longo da ação, a Enel Distribuição Rio também forneceu dicas de segurança e de consumo consciente de energia a 249 pessoas por meio de palestras educativas e realizou troca de 466 lâmpadas por modelos LED, mais eficientes. Além disso, a distribuidora ofereceu informações e atendimento para o cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica (Baixa Renda), programa do Governo Federal que concede descontos na conta de energia de até 65% em relação à tarifa residencial convencional.
Outra iniciativa presente nesta edição do projeto foi a visitação de dois veículos do programa Enel Compartilha Energia na Escola adaptados com recursos audiovisuais avançados: Nave Educacional Enel e Van Experience. Cerca de 250 alunos das escolas Márcia Francesconi e Alfredo Castro, da rede pública de ensino de Cabo Frio, puderam vivenciar experiências com vídeos de realidade virtual 3D, cadeiras cinematográficas que se movimentam acompanhando o filme e jogos em telas touch. Com conteúdo focado em fontes de energia, reciclagem, uso responsável e consciente de recursos naturais e eficiência energética, as atividades têm por objetivo levar conhecimentos sobre sustentabilidade e promover mudanças de hábitos de consumo de energia.
Combate ao furto de energia
Além de ser crime com pena prevista de até oito anos de reclusão, as ligações irregulares impactam negativamente a qualidade do serviço prestado, prejudicam todos os consumidores da concessionária, com maior número de interrupções e, por vezes, dificultam o restabelecimento da energia elétrica. De acordo com estimativas da empresa, se não houvesse furto de energia, as tarifas de todos os clientes da Enel Rio poderiam ser reduzidas em cerca de 5%.
Adotar a prática popularmente conhecida como “gato” traz sérios riscos tanto para quem pratica o ato quanto à população de forma geral. Manipular um medidor de energia sem habilitação ou fazer ligação direta na rede elétrica pode gerar choques e acidentes graves, inclusive fatais. Para denunciar furto de energia, basta acessar o site https://www.eneldistribuicao.com.br/rj/denuncie.aspx ou o aplicativo da Enel Rio ou ainda ligar para 0800 280 0120. Não é necessário se identificar.
Sobre a Enel Distribuição Rio
A Enel Distribuição Rio, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.