Apesar do sol estar brilhando na região neste domingo (28), o Projeto Costa do Sol de Defesa Civil alerta para mudança no tempo a partir da noite de hoje, seguindo pela madruga desta segunda-feira (29). Segundo a instituição, a Marinha do Brasil previu ventos fortes e ressaca.
Os ventos serão de até 47km/h com rajadas, iniciadas na noite deste domingo, e ressaca a partir de amanhã pela manhã, com ondas que devem alcançar até 4,20 metros em mar aberto, em função da aproximação e passagem de um sistema de baixa pressão atmosférica.
As orientações é para que se evite a circulação no exterior durante o vento forte, permanecendo dentro de casa ou nas dependências interiores do ambiente de trabalho sempre que possível, e prenda todos os objetos que possam ser arrastados a fim de evitar acidentes, recolha toldos, guarda-sóis e outros objetos que se encontrem no exterior, e também reforce e proteja as janelas e portas.
Quem trabalha com construção civil, que evite trabalhos em altura; no caso dos pescadores que não saiam ao mar, pois as rajadas de vento e o mar agitado trazem riscos a atividade. Além disso, praias e costões devem ser evitados devido ao risco de onda súbita.
Caso esteja na rua durante o vendaval, é preciso manter a calma e abrigue-se em locais seguros onde não possa ser atingido por objetos arrastados ou que venham voando, evite tocar em cabos e fios elétricos, e afaste-se de materiais suspensos com risco de queda e superfícies envidraçadas.
Se estiver dirigindo, permaneça dentro do veículo fechando os vidros, ligue as luzes de sinalização e afaste-se de edifícios ou materiais suspensos que possam ser projetados.
Em caso de ocorrências, acionar a Defesa Civil por meio do telefone 199. Para quem mora em Búzios também há o (22) 2633 0827; Macaé atende pelo WhatsApp: (22) 98813-8298; Maricá: 2637-1999 ou pelo WhatsApp (21) 97000-5782; Cabo Frio (22) 2647 – 0199