“CorpoMar; O Mergulho” é da fotógrafa Mariana Ricci e foi contemplado no edital “Cultura presente nas redes 2”, da Secretaria de Cultura do estado do Rio de Janeiro
Em dois anos de projeto, 12 mulheres se permitiram vivenciar a experiência de serem fotografadas pelas lentes da Mariana Ricci. A fotógrafa carioca, mas com coração cabofriense, desenvolveu o projeto “CorpoMar” com foco no empoderamento de mulheres da Baixada Litorânea. As fotografias publicadas no perfil no Instagram @corpo_mar tem foco no resgate do amor próprio em contato com a natureza. O projeto começou nas redes sociais, mas vai ganhar uma websérie: “CorpoMar; O Mergulho”.
Recentemente contemplada no edital “Cultura presente nas redes 2”, da Secretaria de Cultura do estado do Rio de Janeiro, Mariana contará a história do projeto. A minissérie terá três capítulos, sendo divididos em como acontecem as vivências fotográficas.
“ ‘CorpoMar’ nasceu da vontade e necessidade de empoderar mulheres através da arte da fotografia, prioritariamente na região da Baixada Litorânea do Rio de Janeiro. A intenção é resgatar a essência feminina, junto à natureza aquática, de mulheres que acumulam funções e esquecem de olhar para si próprias e também as que passam por situações sociais de vulnerabilidade”, conta Mariana Ricci.
Segundo a fotógrafa, conforme o projeto foi tomando fôlego, tanto a escolha quase que fixa da locação quanto às trocas com as mulheres foram ganhando forma dentro da proposta. O lugar favorito de Mariana para fotografar é a Lagos do Meio, no foguete. Para ela o local é um dos mais bonitos pela manhã e possui um espelho d’água que em cada experiência de ensaio fotográfico se torna único.
A websérie vai narrar a necessidade e as justificativas que tangem a idealização, através da vivência da fotógrafa como mulher, mãe e profissional atuante no empoderamento de potenciais femininos. A segunda parte mostrará as técnicas aplicadas, os desafios da execução, será apresentado o resultado do trabalho com exposição virtual e depois depoimentos de mulheres que já participaram do projeto CorpoMar.
“CorpoMar: O Mergulho” será lançado em plataforma virtual, ficando disponível no Facebook, Instagram, Youtube e Vimeo do projeto CorpoMar, de forma gratuito, buscando a maior acessibilidade e amplitude de público.
A fotógrafa abriu oportunidade para ensaios femininos. Para participar basta curtir a foto oficial, compartilhar o post e marcar o @corpo_mar, e marcar mulheres que combinam com o projeto. No sorteio, a pessoa que comentar e a que foi marcada nos comentários ganhará o ensaio. O sorteio ocorrerá pelo Instagram do projeto, nesta segunda-feira (24), às 18h.
O projeto CorpoMar vai além da websérie, quem quiser realizar um ensaio fora do sorteio pode entrar em contato com a fotógrafa pelo número (22) 9.9801.2828.