A escola buziana de arquitetura, que influencia gerações de profissionais, coleciona adeptos, admiradores e premiações. O estilo que reúne, simultaneamente, sofisticação e a tradição da antiga colônia de pescadores, com seus telhados de cerâmica, tem como grande expoente o arquiteto Octavio Raja Gabaglia e também é representado por profissionais do primeiro time das gerações seguintes, a exemplo de Roberto Aracri, que acaba de ganhar uma honraria do Instituto de Arquitetos do Brasil, departamento do Rio de Janeiro (IAB-RJ).
O arquiteto e urbanista recebeu uma menção honrosa histórica no último dia 12 de dezembro pelo projeto “Casa Comunhão Oceano”, na Praia de Manguinhos. A obra que motivou a premiação é uma intervenção externa, realizada entre 2020 a 2021, que uniu harmonicamente, por meio de uma área de lazer, duas casas vizinhas. As casas, antes separadas por um muro, foram construídas em 2001, com projeto do próprio Aracri. A pedido da família, a segunda casa foi erguida de forma espelhada à primeira, fato que tecnicamente possibilitou a integração dos espaços mais de duas décadas depois, conforme relatou o próprio arquiteto.
“Por muito tempo fiquei chateado com a situação. Até que vi alguns anos depois, uma casa replicada do Tadao Ando na Califórnia, na revista Architectural Record. Ele fez uma casa de frente para praia totalmente no seu estilo e, anos depois, repetiu o projeto ao lado. Se ele podia fazer isso, por que eu não? Reatei naquele momento toda a minha ligação com este trabalho. Passaram os anos e a família decidiu reunir as duas propriedades. Se o projeto original da segunda casa tivesse sido executado, não seria possível integração alguma porque ela seria erguida a dois metros de distância da piscina da primeira. O que possibilitou este novo projeto foi aquela decisão de vinte anos atrás”, disse o profissional.
A premiação concedida pelo IAB-RJ, que completou 60 anos de fundação e realiza a premiação anualmente, confirma a excelência da arquitetura buziana, de forma geral, e celebra, em particular, a carreira do arquiteto e urbanista carioca Aracri, formado pela UFRJ, e morador de Búzios desde a década de 1980.