Búzios terá a partir desta quarta-feira (21) mais um polo de atendimento do Projeto Empoderadas, onde mulheres de todas as idades são bem-vindas a participar e aprender autodefesa e fortalecimento pessoal.
A implantação projeto gratuito, ainda em 2022, aconteceu graças a mobilização do professor Felipe Lopes, que buscou junto ao Governo do Estado que o balneário oferecesse mais atenção e acolhimento às mulheres do município.
A partir da consolidação do Empoderadas, que é sediado na Igreja Metodista Wesleyana, bairro Geribá, por sugestão de Felipe, a Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, abre o novo polo no bairro Rasa.
A articulação para a vinda do Programa foi realizada pelo professor, que também já atuou como vereador, que também contou com a parceria com o Deputado André Corrêa. Juntos eles buscaram o apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro, pleiteando a criação do primeiro polo na cidade, que vem, desde então, impactando positivamente a vida das mulheres locais.
Iniciativa do Governo do Estado, o programa conta com 55 polos em funcionamento. O objetivo é oferecer aulas com professoras graduadas em artes marciais de leitura corporal e técnicas desvencilhamento. As mulheres assistidas têm acesso a uma rede de apoio que conta com advogadas, psicólogas e assistentes sociais. O Empoderadas também auxilia mulheres na obtenção de documentos e oferece certificação a partir da realização de cursos profissionalizantes.
“Estou extremamente orgulhoso de ver o impacto positivo que o programa tem causado na vida das mulheres em nossa cidade. Acredito que empoderar mulheres é essencial para construir uma sociedade mais igualitária e segura. Por meio do Programa Empoderadas, buscamos não apenas transmitir habilidades de autodefesa, mas também fortalecer a confiança e promover a conscientização dos direitos das mulheres. Estou comprometido em continuar apoiando e expandindo essa iniciativa, para que mais mulheres possam se beneficiar e se sentir empoderadas”, disse Felipe.
As instrutoras Lívia e Bianca, que também são de Búzios, têm contribuindo significativamente para o sucesso do programa na cidade. Com expertise em artes marciais e compromisso com a causa, elas têm ensinam as técnicas de defesa pessoal e promovem o empoderamento feminino.
O Programa Empoderadas funciona segunda e quarta-feira, a partir das 17h30, no bairro Geribá. O novo polo está localizado na Casa da Mulher Buziana, bairro Rasa, e funcionará terça e quinta-feira, também a partir das 17h30.
A secretária da Mulher, Daniela Guimarães, reforça que, “mulheres de todas as idades são bem-vindas a participar e aprender autodefesa e fortalecimento pessoal”.
Os documentos necessários para realizar a inscrição em ambos os polos são: cópia de CPF, RG e comprovante de residência.
Confira os locais:
Polo I
Endereço: Av Geribá nº 205, Geribá
Horário das aulas: Segundas e quartas-feiras, das 17h30 às 19h
Polo II
Endereço Avenida José Bento Ribeiro Dantas, Lote 70, Quadra C, bairro Rasa
Horário das aulas: terças e quintas-feiras, das 17h30 às 19h