O Parque Estadual dos Três Picos, administrado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e situado na Região Serrana do Rio de Janeiro, promove neste final de semana (22 e 23/09), o programa Vem Passarinhar. A atividade tem como objetivo estimular a prática de observação de aves, uma ferramenta importante para a conservação e gestão das unidades de conservação nessas áreas protegidas.
O evento começará no sábado (22/09), às 7h, no Núcleo Jequitibá, sede do Parque Estadual dos Três Picos. A partir das 14h, a atividade continuará na Trilha do Asfalto Velho, dentro da unidade de conservação (UC), próximo ao Posto da Polícia na RJ 116.
Neste dia, os visitantes receberão um café da manhã, assim como um passaporte de entrada e carimbo de identificação, além de informativos sobre a unidade de conservação. Em seguida, os organizadores acompanharão os visitantes por trilhas de observação das aves nativas do Parque Estadual dos Três Picos.
No dia seguinte (23/09), às 7h, o Programa Vem passarinhar recomeça com as observações das aves da Reserva Ecológica de Guapiaçu (REGUA), local próximo ao Parque Estadual dos Três Picos. O passeio contará com a orientação do ornitólogo Igor Camacho, que ajudará os visitantes na identificação das espécies nativas da unidade de conservação. A atividade será acompanhada pelos guarda-parques e a equipe da REGUA.
As atividades são abertas à população e, para participar do evento, os interessados devem enviar nome, RG e telefone para o email: [email protected], ou ligar para o telefone (21) 2649-6847.
“O Vem Passarinhar proporcionará para o público um final de semana de observação, captura de belas imagens, ouvir os diferentes cantos de aves e conhecer mais sobre a fauna da região”, diz a coordenadora de uso público do Parque Estadual dos Três Picos, Taisa Parente.
Com 65 mil hectares, o Parque Estadual dos Três Picos, maior parque estadual do Rio de Janeiro, abrange partes dos municípios de Teresópolis, Guapimirim, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim, e assegura a preservação dos remanescentes de Mata Atlântica da porção fluminense da Serra do Mar.
A Reserva Ecológica de Guapiaçu (REGUA) é uma das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) reconhecidas pelo Inea. Situada no município de Cachoeiras de Macacu, lá são desenvolvidas atividades de pesquisas científicas, restauração ecossistêmica, visitação recreativa, observação de aves e educação ambiental. O trecho totaliza 364 hectares de área protegida de Mata Atlântica.