Um projeto de lei encaminhado nesta terça-feira (5), durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Búzios pretende criar o Programa “Parlamento Jovem” na casa legislativa. A proposta, de autoria do vereador Raphael Braga (DEM), tramita na comissão de Constituição, Justiça e Redação e tem como objetivo estimular a participação de alunos de escolas públicas e privadas nas ações do colegiado.
O programa prevê também atividades de caráter informativo, relativas ao exercício da cidadania e funcionamento do Poder Legislativo.
A Prensa, Raphael explicou que a iniciativa do Parlamento Jovem é também um cumprimento de uma proposta, de uma bandeira da campanha dele, que era de aproximar o jovem da política local.
“O Parlamento Juvenil já acontece em diversas cidades do Brasil. A possibilidade de aproximar o jovem da política local, onde ele vai exercer a função de um legislador, a função de um vereador, podendo propor indicações, requerimentos, projetos de lei”, explica.
E complementa dizendo que é uma iniciativa para educar a população a entender a importância que a política tem no seio da sociedade.
“A importância que a política bem feita, ela pode ter de transformação na sociedade. Eu acredito que isso tem que começar com o jovem, a gente está bem animado com a proposta, ela vai agora tramitar nas comissões da câmara, e nós esperamos que ela seja aprovada assim o mais breve possível”, enfatiza.
O Parlamento Jovem será composto por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e do do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio, devidamente matriculados nas redes municipal, estadual ou particular.
Serão nove alunos, mesma quantidade de vereadores eleitos, que participarão de dez sessões ordinárias na casa legislativa e poderão auxiliar no desenvolvimento de Projetos de Lei, Anteprojetos, Requerimentos, Moções, Resoluções, Indicações e Emendas.