A Câmara Municipal de Búzios retomou do recesso parlamentar nesta terça-feira (2), e um dos projetos de lei aprovados foi a proposta de instituir o Programa Municipal de Acessibilidade, Inclusão e Fomento do Turismo para pessoas com deficiência. O objetivo do programa, de autoria do vereador Gugu de Nair, é criar e desenvolver ações que garantam o acesso e a participação de pessoas com diversos tipos de deficiências à prática do turismo no município.
O Projeto de Lei 57/2022 estabelece as diretrizes do programa e prevê a capacitação de profissionais do turismo e a certificação de acessibilidade de serviços e edificações, em conformidade com as normas técnicas da ABNT, além do fomento e intercâmbio com outras regiões do país para garantia da participação de pessoas com deficiência em eventos culturais e esportivos.
O turismo acessível além de promover a inclusão, melhora a qualidade dos serviços turísticos oferecidos na cidade, contribuindo para seu desenvolvimento.
“Pensar no turismo de forma social é se preocupar desde os equipamentos, acessórios direcionados para pessoas com deficiência disponíveis no espaço – como cadeiras de banho, cardápios em braile, mapa tátil – até o atendimento prestado pelos profissionais; pois a capacitação de guias para a acessibilidade é de extrema importância para proporcionar uma experiência agradável para todos”, explica o autor do projeto.
O projeto segue para sanção do prefeito Alexandre Martins para publicação da lei.