Um novo programa de fomento à agricultura familiar irá beneficiar pequenos produtores rurais da Serra de Macaé colaborando com aumento das possibilidades de escoamento da produção. A iniciativa foi consolidada na terça-feira (26) com assinatura de um memorando de intenções entre a Prefeitura de Macaé e empresa Ocyan, em uma parceria que estabelece no Sana a base do Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade (PDCIs).
O projeto será custeado pela Ocyan, com a participação da Fundação Norberto Odebrecht. As pastas responsáveis pelo programa são as secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e de Agroeconomia.
O Programa tem o objetivo de priorizar os conceitos de sustentabilidade e de responsabilidade socioambiental, e promoverá junto aos produtores rurais, que compõem a Associação dos Produtores da Agricultura Familiar do Sana (Apaf), ações educativas para o desenvolvimento econômico e sustentável, de promoção e práticas de conservação ambiental, acesso à inovação e tecnologia, além de estimular a cidadania, mobilização social e governança.
“Trazer a indústria de óleo e gás como fomentadora de projetos de incentivo à base da nossa economia é um papel primordial do governo, que atua como facilitador na construção de legados que ultrapassem metas e alcancem novos níveis de sustentabilidade e de qualidade de vida”, disse Rodrigo Vianna, secretário de Desenvolvimento Econômico.
A proposta de fomentar a agricultura familiar como um dos pilares da capacidade de produção dos pequenos produtores rurais de Macaé segue a estratégia já estabelecida pela Prefeitura, ao investir no futuro e na segurança alimentar e de abastecimento da população de Macaé e da região.
“Um projeto que segue a premissa de acolher e incentivar o produtor rural da nossa cidade, compreendendo que são essenciais no equilíbrio econômico e social do município. É um novo momento, em que encontramos parceiros no desenvolvimento de projetos importantes para fomentar essa atividade”, afirmou Carlos Eduardo Jardim, secretario de Agroeconomia.
A proposta do PDCI é fortalecer o trabalho já realizado pela Apaf, que defende a ampliação da política de fomento à agricultura familiar, promovida pelo governo municipal que garante aos produtores a estabilidade na subsistência através da elevação da capacidade de produção e venda dos itens cultivados nas terras de Macaé.
“Através desta parceria acreditamos que vamos conseguir alcançar novos mercados e de mais oportunidades para escoar a nossa produção”, afirmou a representante da Apaf, Roselene Souza de Macedo Müller.
Para a Ocyan, estabelecer esse compromisso com os produtores rurais de Macaé, através do programa da Fundação Norberto Odebrecht, é fortalecer um papel social importante e necessário para a companhia.
“Como empresa, acreditamos no nosso papel social com a cidade, que vai além da geração de emprego e renda. Estamos aqui com o compromisso de ajudar a melhorar a vida dos produtores rurais do Sana, ajudando a preservar esse ambiente econômico, social e sustentável”, destacou o presidente da Ocyan, Roberto Bischoff.
O encontro contou também com a participação do vice-presidente de pessoas e gestão da Ocyan, Nir Lander; e do superintendente da Fundação Norberto Odebrecht, Fábio Wanderley.