Pular para o conteúdo
Search

Programa de fomento à agricultura familiar vai beneficiar produtores rurais da Serra Macaense

Parceria firmada entre a Prefeitura e a empresa Ocyan, com apoio da Fundação Norberto Odebrec, vai alavancar o escoamento da produção
Sana a base do Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade. Foto: Rui Porto Filho

Um novo programa de fomento à agricultura familiar irá beneficiar pequenos produtores rurais da Serra de Macaé colaborando com aumento das possibilidades de escoamento da produção. A iniciativa foi consolidada na terça-feira (26) com assinatura de um memorando de intenções entre a Prefeitura de Macaé e empresa Ocyan, em uma parceria que estabelece no Sana a base do Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade (PDCIs).

O projeto será custeado pela Ocyan, com a participação da Fundação Norberto Odebrecht. As pastas responsáveis pelo programa são as secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e de Agroeconomia.

A iniciativa foi consolidada na terça-feira (26) com assinatura de um memorando de intenções entre a Prefeitura de Macaé e empresa Ocyan. Foto Divulgação.

O Programa tem o objetivo de priorizar os conceitos de sustentabilidade e de responsabilidade socioambiental, e promoverá junto aos produtores rurais, que compõem a Associação dos Produtores da Agricultura Familiar do Sana (Apaf), ações educativas para o desenvolvimento econômico e sustentável, de promoção e práticas de conservação ambiental, acesso à inovação e tecnologia, além de estimular a cidadania, mobilização social e governança.

“Trazer a indústria de óleo e gás como fomentadora de projetos de incentivo à base da nossa economia é um papel primordial do governo, que atua como facilitador na construção de legados que ultrapassem metas e alcancem novos níveis de sustentabilidade e de qualidade de vida”, disse Rodrigo Vianna, secretário de Desenvolvimento Econômico.

A proposta de fomentar a agricultura familiar como um dos pilares da capacidade de produção dos pequenos produtores rurais de Macaé segue a estratégia já estabelecida pela Prefeitura, ao investir no futuro e na segurança alimentar e de abastecimento da população de Macaé e da região.

“Um projeto que segue a premissa de acolher e incentivar o produtor rural da nossa cidade, compreendendo que são essenciais no equilíbrio econômico e social do município. É um novo momento, em que encontramos parceiros no desenvolvimento de projetos importantes para fomentar essa atividade”, afirmou Carlos Eduardo Jardim, secretario de Agroeconomia.

A proposta do PDCI é fortalecer o trabalho já realizado pela Apaf, que defende a ampliação da política de fomento à agricultura familiar, promovida pelo governo municipal que garante aos produtores a estabilidade na subsistência através da elevação da capacidade de produção e venda dos itens cultivados nas terras de Macaé.

“Através desta parceria acreditamos que vamos conseguir alcançar novos mercados e de mais oportunidades para escoar a nossa produção”, afirmou a representante da Apaf, Roselene Souza de Macedo Müller.

A proposta do PDCI é fortalecer o trabalho já realizado pela Associação dos Produtores da Agricultura Familiar do Sana (Apaf). Foto divulgação.

Para a Ocyan, estabelecer esse compromisso com os produtores rurais de Macaé, através do programa da Fundação Norberto Odebrecht, é fortalecer um papel social importante e necessário para a companhia.

“Como empresa, acreditamos no nosso papel social com a cidade, que vai além da geração de emprego e renda. Estamos aqui com o compromisso de ajudar a melhorar a vida dos produtores rurais do Sana, ajudando a preservar esse ambiente econômico, social e sustentável”, destacou o presidente da Ocyan, Roberto Bischoff.

O encontro contou também com a participação do vice-presidente de pessoas e gestão da Ocyan, Nir Lander; e do superintendente da Fundação Norberto Odebrecht, Fábio Wanderley.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Procon de Rio das Ostras lança Operação Black Friday para orientar consumidores

Búzios promove semana de ações para impulsionar o empreendedorismo feminino

Amanrasa reforça ações para segurança e preservação na alta temporada em Búzios

FLIC celebra cultura e diversidade em Rio das Ostras com programação gratuita

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.