Pular para o conteúdo
Search

Programa de Assistência Universitária é aprovado pelo legislativo

Projeto de Lei recebeu duas emendas modificativas. Foto Câmara de Búzios I Reprodução

O auxílio financeiro foi votado na sessão desta quarta-feira (24) e segue para sanção do executivo 

A Câmara Municipal de Búzios aprovou por unanimidade, na sessão ordinária desta quinta-feira (24), o Projeto de Lei do Programa de Assistência Universitária – UniBúzios. O  PL 05/2022  foi proposto pelo executivo recebeu duas emendas modificativas, criadas pelo vereador Raphael Braga e assinadas pelos vereadores. O próximo passo é a sanção do prefeito Alexandre Martins e publicação da lei no Boletim Oficial.  

As emendas foram aprovadas na sessão de terça-feira (22) e alteram algumas exigências do projeto original e suprime seus critérios de seleção para classificação dos estudantes, a fim de tornar o programa menos restritivo e poder beneficiar mais universitários.

EM 2/2022  foi aprovada em regime de urgência especial e prevê que a concessão deste auxílio não prejudique ou impeça outros benefícios ou programas voltados aos alunos; que o cadastramento e a renovação da assistência universitária serão realizados semestralmente e suprime o dispositivo que estabelece que a classificação dos alunos caberá à Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda.

Já a  EM 1/2022 altera um dos critérios exigidos para que o estudante do ensino superior tenha acesso ao benefício: a renda mínima. Agora a renda per capita mensal passa a ser de até 2 salários mínimos ou renda familiar mensal não superior a 5 salários mínimos. No projeto original, a exigência é de até meio salário-mínimo ou renda familiar mensal não superior a 3 salários mínimos. Essa emenda também suprimiu as exigências de comprovação de vulnerabilidade social e de inscrição no Cadastro Único do Programa de Assistência Social.

O UniBúzios substitui a Lei da Ajuda de Custo Universitário (Lei 658/2008) e concede auxílio financeiro aos alunos matriculados no ensino superior que preencham os requisitos estabelecidos na lei. De acordo com a matéria, o benefício será pago mensalmente nos doze meses do ano. O valor, o quantitativo de beneficiários contemplados e a forma de repasse serão estabelecidos em Decreto do prefeito.

Saiba mais sobre esse assunto:

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.