Search
Degradê com CSS

Profissionais da Educação de Macaé participam de formação sobre Pedagogia Antirracista

A formação teve início nesta semana e dura até julho, o curso terá aulas presenciais todas as terças-feiras e é voltada para professoras e gestoras de Educação Infantil da rede municipal de Macaé
Foto- Moisés Bruno
Foto- Moisés Bruno

‘Descolonização do currículo na Educação Infantil’, ‘Como surgiu o conceito de raça no Brasil’ e ‘A política do embranquecimento’ são algumas das abordagens que fazem parte do curso de extensão da UFF sobre ‘Pedagogia antirracista na Educação Infantil’. O objetivo é ampliar as reflexões e discussões acerca da temática, para estabelecer ações executadas de forma mais democrática e respeitosa.

O curso de extensão tem as aulas ministradas pela professora Joyce Machado, coordenadora do NEAFRO (Núcleo de Estudos étnicos- raciais de Macaé) e colaboradores, e faz parte de sua pesquisa de mestrado em Educação da UFF. “A formação de professores para políticas afirmativas contribui para discussões acerca da diversidade presente em sala de aula, amplia os olhares para uma Educação Antirracista e cumpre com nossa responsabilidade política e social na educação, possibilitando espaços educativos onde a equidade prevalece, diminuindo atos de segregação e invisibilidade de crianças negras”, destaca Joyce.

Com duração até julho, o curso terá aulas presenciais todas as terças-feiras das 17h30 às 20h30 e a expectativa é que todo o embasamento teórico alimente ações que se traduzam em uma realidade de maior respeito dentro e fora das salas de aula. “Combater o racismo é um dever de todos e é a partir da Educação e formação destes educadores que realmente podemos transformar estas ações”, frisa Joyce.

A aula inaugural, realizada nesta terça-feira (5), na Cidade Universitária, contou com a presença da Secretária de Educação, Leandra Lopes e do Secretário de Educação Básica, Robério Fernandes. “Estamos com uma série de iniciativas, que buscam mostrar que é possível fazer modificações na educação dentro do cotidiano da escola, com uma didática diária”, destaca Leandra.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Búzios celebra a 10ª edição do Pride com dois dias de festa e representatividade

Você conhece as Casas da Mulher Buziana? Mais de 100 vagas abertas para cursos gratuitos

Defesa Civil de Rio das Ostras emite alerta de ressaca com risco de alagamentos e ventos fortes

Cortes em camadas, franjas versáteis e estilos curtos ganham força nos cabelos das mulheres em 2025

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!