Os profissionais da educação de Cabo Frio decidiram, em assembleia, realizada no final desta segunda-feira, (16), pela permanência da greve por tempo indeterminado. A categoria está em greve desde o dia 10 de outubro, devido ao não recebimento do salário. No mês passado, os servidores paralisaram as atividades por 16 dias, pelo mesmo motivo.
Além da greve, os profissionais da área decidiram pela realização de um ato em frente à Câmara dos Vereadores nesta terça-feira, (17), às 16h. Amanhã, (18), haverá um ato em frente à Prefeitura, às 9h. Na sexta-feira, (20), um carro de som circulará pelas ruas da cidade denunciando a situação da categoria. Na segunda-feira (23), a categoria irá fazer uma panfletagem no Largo Santo Antônio. E na quarta-feira (25), uma nova assembleia será realizada na escola Edilson Duarte, onde serão definidos os próximos passos.
De acordo com o Sindicato dos profissionais da Educação – Sepe Lagos, cerca de 50% dos profissionais da área ainda não receberam o salário referente ao mês de setembro. O mesmo deveria ter sido quitado até o dia 06 de outubro. Conformei a lei, todo trabalhador deve receber até o quinto dia útil de cada mês.
Os trabalhadores também lutam para receber os benefícios que lhes são de direito. Ainda segundo o sindicato, os professores ainda esperam receber o décimo terceiro de 2015, triênio e mudança de nível, vale transporte dentre outros direitos.
A situação começa a preocupar pais e responsáveis dos alunos, que acabam sendo afetados pela paralisação. Porém, o Sepe já deixou claro, que irá repor todos os dias da greve.
“O salário é verba alimentícia, sem o mesmo não existe possibilidade de sobreviver. Dessa forma não temos como prever quando retornaremos ao trabalho e quantos dias teremos que repôr, como sempre fizemos. Temos clareza que a inviabilidade do ano letivo, causado pela má administração do poder público, é certa e deve ser deslocada do calendário civil, cabendo a categoria negociar essa reposição após estar com sua verba de subsistência, o salário, em dia”, explicou nota emitida pelo Sepe.
Vale lembrar ainda que além dos trabalhadores ativos, os aposentados também estão sofrendo com relação ao pagamento. O Instituto de Benefícios e Assistência aos Servidores Municipais de Cabo Frio (Ibascaf) pagou na última quarta-feira, (11), 40% dos salários de setembro aos aposentados, pensionistas e servidores em auxílio do doença do município. Lembrando que teoricamente, o pagamento total deveria ser realizado até o dia 20 de setembro.
Texto jornalistico assinado. Propriedade do Prensa de Babel. Pode ser republicado com citação do autor e veiculo