Search
Degradê com CSS

Profissionais da área de Saúde em São Pedro permanecem sem salários

UPA de São Pedro da Aldeia. Imagem: Reprodução
UPA de São Pedro da Aldeia. Imagem: Reprodução

Equipe médica aguarda há sete meses pelo pagamento dos salários pelos meses trabalhados na UPA Pediátrica em São Pedro da Aldeia

Após sete meses de negociação e instabilidade, a equipe médica da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de São Pedro da Aldeia ainda aguarda o recebimento dos salários atrasados referentes ao meses de junho, julho e agosto de 2020.

Durante o segundo semestre do último ano, a UPA passou por uma mudança administrativa. No dia 17 de setembro, os funcionários que eram contratados pela Organização Social (OS) Lagos Rio, foram dispensados, após meses sem receber o pagamento. A OS deixou a administração da unidade, que passou a ser de responsabilidade da Organização Caminhos de Damasco, contratada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Greve dos funcionários da UPA de São Pedro da Aldeia em setembro de 2020. Imagem: Testemunhas | Reprodução

A partir da transição, a equipe médica passou por momentos de paralisação, reuniões e cobrança de um posicionamento do Governo do Estado e da Organização Social para quitar a dívida.

Termo de Ajuste de Contas

Nesta terça-feira (26), a Secretaria Estadual de Saúde (SES) efetuou o cumprimento do Termo de Ajuste de Contas (TAC), repassando o valor de mais de R$ 2,48 milhões para a Organização Social que era responsável pela unidade antes da transição.

A Prensa questionou a OS Lagos Rio sobre o repasse da verba vinda do Estado para a equipe de trabalho. A empresa afirmou que já efetuou o pagamento dos salários de agosto, bem como os direitos trabalhistas para os funcionários, e que os pagamentos das empresas responsáveis pela equipe médica também estão sendo liquidados.

Em entrevista com a Prensa, médicos da unidade afirmaram que apenas os funcionários que são contratados por CLT já receberam o pagamento, e que a equipe médica ainda não foi contemplada.

Segundo um dos profissionais, que preferiu não se identificar, a equipe ainda não sabe quando irá receber o pagamento e nem o valor, uma vez que a quantia irá depender da negociação entre a OS e a empresa que representa os trabalhadores. De acordo com o depoimento da equipe, mesmo com a SES repassando o valor total da dívida, a proposta oferecida do acordo entre a OS e a empresa foi de pagar apenas 50% do salário aos médicos.

Quanto à este questionamento, a OS Lagos Rio ressaltou que não possui mais qualquer ingerência sobre a unidade desde o mês de setembro.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Weliton Souza, o “Ginho”, é encontrado morto dentro de casa em Búzios

Maria de Fátima é real (no Instagram)

SAÚDE | Búzios discute cultivo de Cannabis medicinal para fins terapêuticos

TRÂNSITO | Obras na RJ-102 alteram circulação em Búzios nesta quinta-feira

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!