Pular para o conteúdo
Search

Professores recorrem à Defensoria para contestar processo seletivo da Educação em Búzios

Candidatos questionam interpretação à exigência de escolaridade; Secretaria de Educação se justifica
Nos dias 24 28 de novembro e 2 de dezembro o horário de funcionamento será modificado

O processo seletivo para professores em Búzios vai parar na Justiça. Um grupo de candidatos desclassificados do certame procurou a Defensoria Pública nesta segunda-feira (23), com o objetivo de entrar com uma ação coletiva para contestar o resultado. Por orientação da Defensoria, o grupo precisou buscar uma nova declaração sobre o motivo da desclassificação, no setor jurídico da Prefeitura, mas o documento só fica pronto de cinco a sete dias.

Os candidatos reclamam da interpretação dada pela Secretaria de Educação a uma das exigências de escolaridade feita na ficha de inscrição. Segundo eles, no item cinco, o postulante ao cargo deveria marcar se tinha graduação em Educação, com valor de cinco pontos. Entretanto, a Secretaria exigiu dos candidatos os documentos que comprovassem uma segunda graduação na área, o que resultou na eliminação de diversos concorrentes. Outra reclamação é que o edital do processo teria diversos erros, mas as erratas não foram publicadas na página da Secretaria de Educação.

Indignadas com a situação, as candidatas que se sentiram prejudicadas criaram um grupo de WhatsApp pata se comunicar, trocar informações e traçar as estratégias de ação. Uma delas, a professora Patrícia Demaria aponta descaso da Prefeitura com o grupo e a Educação em geral.

“Fui desclassificada pois não comprovei segunda graduação, mas não estava escrito na pergunta: Segunda graduação. Graduação em educação eu tenho. Respondi de acordo. A Prefeitura mandou a gente retornar para o próximo processo seletivo do ano seguinte. Fomos ao Ministério Público, eles pediram para a gente procurar a Defensoria Pública”, explica.

De acordo com a docente, há uma preocupação com o andamento do processo, enquanto a situação não é resolvida.

“Eles já estão chamando outros da fila. É uma corrida contra o relógio”, avalia.

Questionada, a Secretaria de Educação se posicionou. Segundo a pasta, “o processo seletivo foi construído para sanar as carências do município quanto aos profissionais da educação” e “com análise e parecer da procuradoria geral, foi publicado um edital, em D.O, no dia 01/12, trazendo todas as orientações e exigências das quais os candidatos deveriam tomar ciência antes de efetuar a inscrição”

A Secretaria afirma que “no artigo 12 do edital, fica especificado que os requisitos exigidos para o cargo pretendido não deveriam ser lançados pelo candidato para fins de pontuação, pois segundo o artigo 44 do mesmo documento, estabelece critério de desclassificação para o candidato que não comprovar as informações prestadas quando da inscrição, para fins de titulação”.

Por fim, a Secretaria diz que “no artigo 13, o candidato deveria realizar a leitura minuciosa do edital antes de preenchimento da ficha de inscrição. Diante do exposto, muitos candidatos não se atentaram ao preencher o quadro de pontuação V, em conformidade com anexo II, que a alternativa de graduação na área de educação não deveria ser marcada, se esta o habilitasse para o cargo, conforme o que estabelece o artigo 12 do edital”.

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Tawa Beach Búzios apresenta programação especial para o feriadão

Argentina vota contra resolução da ONU sobre prevenção da violência contra mulheres e meninas

Descubra como o yoga fortalece a saúde do homem

STJ permite cultivo de cannabis para fins medicinais em decisão histórica

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.