Representantes sindicais e professores da rede municipal e estadual de ensino protestam nesta quinta-feira (10) em frente à prefeitura de Macaé. Eles participaram do ato Live pela Vida, contra o decreto estadual que permite o retorno das aulas presenciais. Eles pedem que o governo municipal não acate a norma.
O Sinpro exige que nenhum governo da área de abrangência atenda à norma estadual enquanto não houver respaldo técnico científico que garanta a preservação da vida de professores e alunos.
Os professores pedem o retorno presencial somente após a vacinação dos alunos. Em Macaé os profissionais estão sendo convocados, com base na Normativa 01/2020 de 8 de junho artigo 8, porém não há testagem para nenhum funcionário.
ENSINO REMOTO
Mesmo sabendo das dificuldades existentes, vários educadores macaenses questionam a falta de atendimento ao aluno que não tem como receber o ensino de maneira remota. Um deles é o educador Fábio Rocha. Para ele “Não existe a menor condição de voltarmos às aulas presenciais e necessário que as redes públicas municipais e estadual atuem na redução das grandes desigualdades no acesso ao Ensino Remoto.
Ainda de acordo com os professores, muitas crianças não têm acesso às redes sociais e as famílias não estão buscando o apoio das escolas com o material impresso.