Os professores da rede municipal de ensino de Cabo Frio decidiram paralisar os serviços de educação por 24h e realizar uma mobilização em frente à sede da Prefeitura de Cabo Frio, na quinta-feira (22). Os profissionais voltaram a discutir uma nova paralisação em assembleia on-line, organizada pelo Sindicato dos Profissionais da Educação do Estado do Rio de Janeiro (Sepe), nesta quinta (29).
O debate teve como pautas principais o balanço da greve e os próximos passos, o reajuste salarial para todos os profissionais da educação, a luta pelo respeito ao piso salarial do magistério, enquadramento, resíduos trabalhistas, nomeação e posse dos concursados e outros assuntos gerais.
Após a reunião, foi deliberado um novo encontro, previsto para quinta-feira (7), quinto dia útil do mês e data limite por lei para pagamentos, às 17h. Caso a situação não se regularize até lá, os servidores planejam uma nova paralisação.
A Prefeitura de Cabo Frio informou que todos os servidores receberam o pagamento referente ao mês de fevereiro nesta sexta-feira (1). Quanto à paralisação, alegam que não estão a par de uma possível futura manifestação. A Prefeitura afirmou também que a última mobilização não apresentou impacto nas atividades da rede municipal de ensino.
Em contrapartida, o Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do RJ (Sepe Lagos) afirma que os pagamentos ainda não foram totalmente regularizados. Desse modo, a reunião prevista para a próxima quinta-feira (7) está mantida e que os profissionais irão deliberar os próximos passos.