Search
Degradê com CSS

“Produção brasileira de vinhos está na melhor fase”, garante sommelière

Consumo aumentou por causa da pandemia
Dia 5 de junho foi comemorado o Dia do Vinho Brasileiro. | Imagem: Jornal de Brasília. | Reprodução
Dia 5 de junho foi comemorado o Dia do Vinho Brasileiro. | Imagem: Jornal de Brasília. | Reprodução

Todo primeiro domingo de junho é comemorado o Dia do Vinho Brasileiro. A data surgiu na Serra Gaúcha e pouco tempo depois conquistou todo o país em diversas regiões produtoras. Para falar do vinho brasileiro, a Prensa conversou com sommelière, Vivian Maia, e, segundo ela, “a produção brasileira da bebida está crescendo cada vez mais, e a tendência é continuar avançando”.

“O brasileiro nunca consumiu tanto vinho como nos últimos anos, isso já não é novidade. E o motivo foi a pandemia. Virou uma tendência que veio para ficar. Afinal de contas, o vinho é uma bebida social que vem acompanhada de gastronomia. Vinho e gastronomia se tornaram um hobby”, explica Vivian Maia, formada pela Associação Brasileira de Sommelière e WSET.

A uva mais consumida no país é a Malbec, bastante querida pelos brasileiros. O vinho elaborado a partir dessa fruta é uma opção para harmonizar diversos pratos típicos da culinária brasileira. A bebida é resultante do processo de fermentação do mosto das uvas.

Mas não é apenas no frio que essa bebida é consumida, no verão o espumante foi um dos mais consumidos, e segundo Vivian, essa foi a oportunidade que o Brasil precisava para conquistar o mercado nacional.

“Prova disso foi o concurso em Paris. O Espumante 130 Casa Valduga Blanc de Blanc foi nomeado o Melhor Espumante do Mundo. Agora, quem desconfiava da qualidade dos vinhos nacionais, está convencido de que estamos no caminho certo”, comemora ela.

O vinho é uma bebida versátil, além dos tradicionais há os vinhos rosé, branco, chopp de vinho e outros. Quem ainda não gosta do vinho branco e resiste ao tinto, tem a opção de tomar um vinho rosé.

No Brasil a tecnologia está avançando, e as regiões do país que nunca pensaram antes em cultivar vinhos estão podendo colher bons frutos. Um exemplo é Itaipava, no Rio de Janeiro, que está produzindo vinhos finos. A Inconfidência Vinícola já conquistou diversas premiações e está aberta à visitação.

“Seja na praia e piscina ou em um jantar formal, o vinho está para os brasileiros como a maneira de viver a melhor fase”, finaliza Vivian.

Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Monique Gonçalves.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Câmara de Búzios aprova lei que proíbe escapamentos barulhentos e avança em políticas para animais e cultura

Após sete anos de pausa encenação da Paixão de Cristo volta ao Largo Santo Antônio em Cabo Frio

Aulas gratuitas de yoga ao pôr do sol retornam ao píer de Manguinhos

Chuva forte atinge Macaé mas mega bombas evitam maiores transtornos

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!