Pular para o conteúdo
Search

Procon Macaé orienta compras na Black Friday

A Black Friday acontece na última sexta-feira do mês de novembro (27/11) e diversos consumidores deixam para fazer compras nesta data à procura de grandes descontos. Mas é preciso ficar atento para evitar, além da publicidade enganosa, golpes e fraudes. Por isso, a Procuradoria Adjunta de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Macaé) tem algumas dicas para quem pretende aproveitar a Black Friday 2020.

A primeira delas é em relação aos preços. O preço dos produtos deve: ser expresso em moeda nacional; exibido no seu total à vista. Se houver financiamento ou parcelamento, devem ser informados, ainda, o custo total a ser pago com financiamento, quantidade, duração e o valor das parcelas, além dos  juros e os eventuais acréscimos e encargos. O preço também deve ficar sempre visível enquanto o estabelecimento estiver aberto ao público. Todas essas normas estão previstas no Decreto Federal nº. 5.903/2006.


O Procon Macaé recomenda que, antes de comprar, o consumidor sempre pesquise os preços do produto em sites e lojas diferentes. A pesquisa é importante porque ajuda saber se os produtos estão com preços realmente promocionais. Acompanhar os preços algumas semanas antes é uma boa estratégia para não cair nas “armadilhas de maquiagem de preços”, quando o fornecedor sobe o valor do produto para simular um grande desconto no dia da Black Friday.


Garantia do produto


Há pelo menos três modalidades de garantia: a legal, a contratual e a estendida. A legal é estabelecida pelo CDC e independe de previsão em contrato. Assim, o consumidor tem 30 dias para reclamar de problemas com o produto se ele não for durável, por exemplo, um alimento, ou 90 dias se for durável, como uma televisão. O prazo começa a contar a partir do aparecimento do vício do produto.


A garantia contratual é a que o fornecedor oferece, portanto, ela não é obrigatória, sendo complementar a legal. Desse modo, se o fabricante oferecer 9 meses de garantia contratual, o consumidor terá até um ano para acionar a garantia em caso de vício, pois é feita a soma da garantia contratual com a legal (9 meses+90 dias se produto durável).

A garantia estendida é contratada a parte. A compra do produto não pode ser condicionada à contratação de “garantia estendida”, pois isso é venda casada, proibida pelo art. 39, I do CDC.


Troca – Algumas lojas físicas não permitem a troca de produtos comprados na Black Friday, o que é permitido (troca por motivo de cor, modelo ou tamanho, por exemplo), desde que a informação esteja clara para consumidor. Segundo o CDC, o fornecedor não tem obrigação de trocar o produto se este não apresenta vício ou defeito.

Direito de arrependimento – Nas compras feitas pela internet ou fora do estabelecimento comercial, está previsto por lei o direito de arrependimento (artigo 49 do CDC). Ao exercer esse direito, o consumidor deve receber de volta todos os valores eventualmente pagos, corrigido monetariamente. Até mesmo os valores de frete devem ser restituídos. Esse direito não vale para compras em lojas físicas. O consumidor que comprou um produto ou contratou algum serviço que depende da entrega ou da realização em data futura, tem até sete dias a contar da data do recebimento ou da entrega para se arrepender. Já para produtos e serviços que não dependem de entrega, como uma assinatura digital, por exemplo, o prazo é o mesmo, mas contado a partir da data da compra.

Prazo de entrega –O Código de Defesa do Consumidor não determina um prazo máximo para a entrega de produtos, mas a lei estabelece o direito à informação. Desta forma, a loja virtual é obrigada a informar a previsão de entrega. Quando o lojista descumpre o prazo, os consumidores devem acionar a empresa, por meio do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC).

Segurança nas compras pela internet – O consumidor deve sempre verificar a segurança do site em que se pretende fazer as compras. Antes de clicar em um link, a orientação é passar o mouse em cima dele para verificar se o endereço que aparece na barra inferior do navegador é o mesmo.

Ao entrar no site, deve conferir na barra de navegador se o endereço eletrônico usa o protocolo https e se é exibido um ícone em forma de cadeado fechado. Ao clicar em cima da fechadura, deve aparecer o certificado de segurança do site.

O consumidor deve optar por sites com boa reputação. Antes de comprar em sites desconhecidos, verificar o que os consumidores estão falando da empresa nas redes sociais. Sempre verifique as informações de contato e identificação da empresa. 


Na página do Procon Macaé na internet (http://www.macae.rj.gov.br/procon) os consumidores têm à disposição a lista dos sites não-confiáveis ou não recomendados. São mais de 500 sites que tiveram reclamações de consumidores em diversos Procons do país, principalmente com relação à entrega (ou a falta dela).

Pandemia

Com a pandemia do Covid-19, o comércio eletrônico brasileiro cresceu e a expectativa é que a Black Friday de 2020 ganhará novos compradores virtuais. Infelizmente, houve aumentos de casos de fraudes e golpes na internet. Sendo assim, além dos cuidados com as ofertas que podem induzir o consumidor em erro, ele também deve se atentar à sua segurança no ambiente de compras virtual.

Canais de atendimento

Para denunciar ou fazer uma reclamação, o Procon Macaé  disponibiliza os seguintes canais de atendimento online: [email protected] ou [email protected]. Aplicativo: MacaeApp (Procon Online), disponível para Android e iOS.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.