Search
Degradê com CSS
unnamed

O Procon Cabo Frio realizou nesta terça-feira (4) uma vistoria nos postos de combustíveis de toda a cidade. A ação começou em Tamoios. De acordo com a coordenação do órgão, o objetivo da operação é identificar e coibir a suposta existência de cartel no Segundo Distrito.

A ação tem como base os preços praticados nos demais postos do Estado. Também foram levadas em conta informações da Agência Nacional do Petróleo (ANP), que apontam o preço médio dos combustíveis em Cabo Frio como um dos mais altos do Estado do Rio de Janeiro.

Cinco postos de combustíveis foram vistoriados em Tamoios e ficou constatado que os preços da gasolina, etanol e diesel ainda são repassados ao consumidor com uma margem pequena de desconto. Os postos foram recomendados a aumentarem essa margem, diminuindo assim o preço ao consumidor final. O Procon constatou também que o preço médio do combustível caiu, mas que mesmo assim essa redução não é suficiente.

“Em setembro o valor médio da gasolina era de R$5,37, agora está em R$5,18. Realmente houve uma diminuição, mas ainda está longe do ideal. Nosso objetivo é fazer cumprir a recomendação que os descontos dados pela Petrobras às refinarias sejam repassados ao consumidor final.”, afirma a diretora do Procon de Cabo Frio, Mônica Boniolli.

Essa é a segunda etapa de um processo que foi iniciado em setembro, quando todos os 19 postos de Cabo Frio foram notificados a justificarem os altos preços praticados e a uniformização dos valores.

Segundo a Agência Nacional do Petróleo , em Cabo Frio a gasolina e o etanol têm o valor médio mais alto e o diesel o segundo mais alto do estado do Rio de Janeiro. “No Brasil há o princípio do Livre Mercado de forma que não cabe ao PROCON ou a qualquer outra instituição impor o valor aos prestadores de serviços e fornecedores de produtos. Mas podemos recomendar, e é o que estamos fazendo”, afirma Mônica.

Os agentes também constaram que os postos de Tamoios não possuem exemplares do Código de Defesa do Consumidor e o Livro de Reclamação do Consumidor. Foi recomendado que os estabelecimentos disponibilizem os itens, que são obrigatórios, em até 10 dias sob pena de multa em caso de descumprimento.

A operação de fiscalização vai continuar nos postos do primeiro distrito. A atividade contou com a presença dos agentes do ROMU, grupamento de ronda ostensiva da Guarda Municipal.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Búzios sediará Campeonato Brasileiro de Vela Oceânica durante a Búzios Sailing Week 2025

Longa-metragem nacional com Débora Falabella tem cenas gravadas em Cabo Frio com apoio da Prefeitura

Câmara de Búzios aprova reajuste para servidores e criação de novas gratificações

Decisão da Interfarma de vetar congressos em Búzios gera reação e mobilização de autoridades locais

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!