A Operação Black Friday, realizada nesta sexta-feira (24) pelo Procon Estadual, autuou nove lojas fiscalizadas no Rio de Janeiro. Além disso foi aberta uma investigação preliminar e instituída uma autuação contra duas redes de varejo por problemas encontrados em sites.
Por meio do monitoramento de preços feito pelo Procon Estadual, foi aberta uma autuação contra a B2W. Os fiscais encontram problemas no site da Lojas Americanas com relação a dois produtos. Um fogão e um aparelho de ar condicionado estavam sendo vendidos com preços supostamente promocionais. Porém, dias antes da Black Friday, eram oferecidos por valores iguais ou até menores do que os anunciados nesta sexta-feira.
O monitoramento também identificou que produtos vendidos pelo site da Casas Bahia tinham prazos de entrega que superavam 90 dias. O prazo não tinha qualquer justificativa que justificasse a demora. Isso motivou a abertura de uma investigação preliminar contra a CNova, empresa responsável pelo site. O Procon Estadual monitorou, durante uma semana, os preços de TVs, smartphones, geladeiras, fogões e aparelhos de ar condicionado nos sites das seguintes lojas: Americanas, Casas Bahia, Ponto Frio, Casa&Vídeo e Magazine Luiza.
Na fiscalização de rua, uma das principais irregularidades foi encontrada em filiais da rede Ricardo Eletro. Nos dois estabelecimentos, havia etiquetas indicando ofertas em móveis da Black Friday. No entanto, na parte de trás de duas delas, havia outro cartaz com data mais antiga mostrando o mesmo preço que foi anunciado nesta sexta-feira como promocional. Em outra loja da Ricardo Eletro, um cartaz anunciava descontos de até 80%, porém não havia produto a venda com este desconto. Os fiscais determinaram a retirada imediata dos cartazes contendo essa informação. O anúncio de descontos que na verdade não existiam também foi constatado em outras lojas, como a Wöllner, do Barra Shopping, e a Universo Kids, do Via Parque.
Nesta sexta-feira, o Procon Estadual recebeu um total de 19 denúncias, incluindo contatos pelo Procon Online (www.procononline.rj.gov.br), pelo aplicativo Meu Procon-RJ e pelo telefone 151. O número caiu em relação às 36 reclamações registradas na Black Friday do ano passado, o que pode ser explicada pela forte atuação dos órgãos de proteção e defesa do consumidor, pela ampla divulgação de dicas para o dia de promoções e por uma maior adequação por parte das empresas.