Nesta quinta (29), a Praça Santos Dumont receberá mutirão de serviços do órgão em ação conjunta com empresa de energia elétrica
O Procon de Búzios realiza constantemente ações de conciliação entre empresas e clientes. Nesta quinta-feira (29), a partir das 13h, na Praça Santos Dumont, no Centro, haverá um mutirão em conjunto com a concessionária de energia elétrica, Enel. A ação é voltada para quem precisa resolver parcelamento de débitos, revisão de consumo, pedidos de novas ligações, vistorias em que apresentem algum problema na rede, entre outros serviços.
Mas para participar é preciso entrar em contato com o Procon para agendar a conciliação por meio do telefone: (22) 2623-6999. O órgão orienta a ir somente o titular da conta para evitar aglomerações, salvo aqueles que tenham necessidades especiais como idosos e deficientes físicos.
No último encontro, realizado no mês passado, quase 100% das demandas apresentadas foram solucionadas sem a necessidade da judicialização de processos.
Ranking de reclamação
O Procon de Búzios divulgou nesta quarta-feira (28) o ranking das empresas com maior número de reclamações do município. O órgão recebe por mês uma média de 20 reclamações das concessionárias de água e energia e serviço de internet, 15 atendimentos voltados para o comércio varejista de eletrodomésticos e de cinco a seis reclamações de clínicas odontológicas e empresas de turismo.
Segundo o Coordenador do Procon de Búzios, Paulo Bezerra, as principais empresa e questionamentos são: Prolagos – contas altas, falta de água nos bairros e falta de entrega de carros-pipas; Enel – contas altas, variação de tensão na rede (queima de aparelhos), entre outras; West Internet – ausência de sinal internet e demora no atendimento no call center; clínicas odontológicas – descumprimento de contratos de tratamento dentário; Via Varejo e Ponto Frio – equipamentos defeituosos e ausência de garantia; Decolar.com – cancelamentos de voos sem prévio aviso e ausência de possibilidade de remarcação.
“O que mais nos chama atenção é a quantidade de reclamações de clínicas odontológicas na cidade. Nosso papel é ser um canal de aproximação entre a empresa e o consumidor para que a situação seja resolvida sem a necessidade da judicialização de processos. Temos trabalhado em conjunto com as empresas, principalmente com Prolagos e Enel que têm canais abertos e eficientes para solução das queixas”, contou o coordenador.
As reclamações lembram a importância do consumidor se posicionar diante dos seus direitos para que sejam garantidos. O Procon primeiro entra como mediador do caso buscando soluções imediatas e menos burocráticas. Quando não há solução, é aberto o processo.
A sede do Procon fica na Praça Santos Dumont, nº 1, no Centro. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. O telefone para contato é o (22) 2623-6999.