Na tarde de sexta-feira (1) o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, anunciou que o governo cortou o ICMS sobre a gasolina quase pela metade. Segundo ele, mesmo sendo muito difícil para o estado abrir mão de receitas nesse momento, é notório que o preço da gasolina pesa demais no orçamento das pessoas e contribui para o aumento da inflação. Castro destacou que para garantir que essa redução chegue de fato ao cidadão, é necessário fiscalizar.
No mesmo dia do anúncio da redução da alíquota de ICMS da gasolina de 32% para 18% no Rio de Janeiro, o Procon de Búzios recebeu inúmeras denúncias que havia postos de combustíveis aumentando o valor ao longo do dia, em alguns casos mais de R$ 1,00. Essa redução deverá representar uma economia de R$1,19 por litro do combustível para o consumidor.
A coordenadora do Procon de Búzios, Hanna Maia, iniciou uma fiscalização com sua equipe na sexta-feira (01), às 22h, solicitando nota fiscal de todos os postos de combustíveis do município. Com isso, um posto que já é reincidente foi autuado e interditado por 24h, por abuso de poder econômico, propaganda enganosa alegando ter o preço mais barato. Hanna afirmou que a partir desta segunda-feira (04), o Procon vai fiscalizar todos os postos de combustíveis do município para conferir a redução dos preços nas bombas.