Em tempos de crise econômica, as promoções são excelentes formas de economizar
Novembro chegou e com ele trouxe as promoções da “Black Friday”. Com a crise econômica, o consumidor busca economizar o quanto pode e passa a ficar de olho nas campanhas dos estabelecimentos. Mas às vezes os preços baixos são camuflados de fraudes. A data promocional é também reconhecida como “black fraude”, porque muitas empresas cometem erros, como dobrar os preços dias antes. É necessário ter atenção e tomar alguns cuidados para não cair nas armadilhas desta época promocional.
O Procon de Búzios explica que o consumidor deve observar se não houve adulteração dos preços durante o período. “Alguns sites e aplicativos ajudam na tarefa de monitorar os preços na internet. Por meio deles, é possível visualizar quando o item tem um aumento ou queda no valor de venda”, explica Hanna Maia, subcoordenadora do Procon Búzios.
Hanna ainda explica que para não cair em um golpe é preciso planejar o que vai ser comprado e pesquisar os preços, fotografar os valores nas lojas e verificar no dia da compra. “Por exemplo: vou hoje em alguma loja pesquisar o valor de um celular. Fotografo o preço e retorno no dia da Black Friday para verificar se houve realmente desconto no produto ou alteração de forma ilegal do valor. Essa foto será meu documento comprobatório.”, explica ela.
Caso o consumidor se sinta prejudicado, os canais de denúncia na cidade são os números, (22) 2623.6999 ou o 151. Para denunciar é necessário ter em mãos provas da fraude.
Além dessas dicas do Procon Búzios, existem outras como: verificar se a marca é confiável; observar se é possível cancelar a compra; verificar os prazos de entrega; e conferir os produtos mais vendidos na edição passada.
Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Monique Gonçalves.