Pular para o conteúdo
Search

Procon de  Búzios alerta para cuidados no mês da “Black Friday”

Imagem ilustrativa. | Reprodução | The Squad

Em tempos de crise econômica, as promoções são excelentes formas de economizar

Novembro chegou e com ele trouxe as promoções da “Black Friday”. Com a crise econômica, o consumidor busca economizar o quanto pode e passa a ficar de olho nas campanhas dos estabelecimentos. Mas às vezes os preços baixos são camuflados de fraudes. A data promocional é também reconhecida como “black fraude”, porque muitas empresas cometem erros, como dobrar os preços dias antes. É necessário ter atenção e tomar alguns cuidados para não cair nas armadilhas desta época promocional.

O Procon de Búzios explica que o consumidor deve observar se não houve adulteração dos preços durante o período. “Alguns sites e aplicativos ajudam na tarefa de monitorar os preços na internet. Por meio deles, é possível visualizar quando o item tem um aumento ou queda no valor de venda”, explica Hanna Maia, subcoordenadora do Procon Búzios.

Hanna ainda explica que para não cair em um golpe é preciso planejar o que vai ser comprado e pesquisar os preços, fotografar os valores nas lojas e verificar no dia da compra. “Por exemplo: vou hoje em alguma loja pesquisar o valor de um celular. Fotografo o preço e retorno no dia da Black Friday para verificar se houve realmente desconto no produto ou alteração de forma ilegal do valor. Essa foto será meu documento comprobatório.”, explica ela.

Caso o consumidor se sinta prejudicado, os canais de denúncia na cidade são os números, (22) 2623.6999 ou o 151. Para denunciar é necessário ter em mãos provas da fraude.

Além dessas dicas do Procon Búzios, existem outras como: verificar se a marca é confiável; observar se é possível cancelar a compra; verificar os prazos de entrega; e conferir os produtos mais vendidos na edição passada.

Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Monique Gonçalves.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

Maricá realiza 1º Seminário de Fotografia “Ampliando Olhares”

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.