O Procon Búzios notificou na tarde desta quarta-feira (3) a concessionaria de abastecimento de água Prolagos. O processo administrativo exige que a empresa regularize imediatamente o abastecimento de água no bairro Rasa e também a prestar informações ao Procon no prazo de 5 dias sobre o que ocasionou a interrupção no abastecimento e quais medidas estão tomadas para que o problema não volte a acontecer.
A população da Rasa fez diversas reclamações à instituição e chegou a realizar um protesto, interrompendo a passagem de veículos na Avenida José Bento Ribeiro Dantas, na altura da Praça da Rasa, na última terça-feira (2).
Os moradores atearam fogo em pneus e galhos, e alegam que, em muitos trechos do bairro, estão sem água desde o dia 23 de dezembro de 2017.
A relação das ruas e localidades do bairro que, de acordo com os moradores, estão sem água são: Rua da Harmonia, Estrada da Marina, Adayr Antonio da Costa, Tucuns, Carlito Gonçalves, Passarada, Clarinda, Rua 21, Alto da Rasa, Rua 1, Arpoador da Rasa, José Bento Ribeiro Dantas, Ari Gonçalves, Alvaro Edílio, Vila Verde.
A Prolagos informa que o abastecimento foi impactado pelo aumento do consumo de água na região devido ao grande número da população flutuante, e também ligações irregulares na rede de distribuição. Essas ligações, de acordo com a concessionaria, provocam a redução na pressão do sistema, prejudicando, principalmente, o abastecimento de locais mais altos.
Afirma que providenciou reforço na distribuição de água, e que está atuando em parceria com as lideranças comunitárias e disponibilizando caminhões-pipa. Os caminhões pipas podem ser solicitados na sede da Associação de Moradores de Maria Joaquina, no Cruzeiro e, também, pelos canais oficiais de atendimento: Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) 0800 7020 195 ou (22)2621-5095, pelo WhatsApp (22) 9.9722-8242, e, ainda, nas lojas de Atendimento.