Grupos de servidores municipais de Búzios no WhatsApp amanheceram agitados nesta quarta-feira (1º), em razão de uma nota divulgada pela Prefeitura em que comunica a “dificuldade em processar o pagamento da folha referente ao mês de fevereiro” devido a uma “intermitência generalizada” do provedor de internet que atende ao governo municipal. A possibilidade que o problema técnico acarrete eventual atraso no pagamento do salário causa apreensão e descontentamento entre os trabalhadores.
Embora a Lei Orgânica estabeleça que o pagamento possa ser feito até o dia 5 de cada mês, em regra, os vencimentos caem na conta dos funcionários públicos dentro do mês corrente. A notícia pegou os servidores de surpresa e muitos criticaram a justificativa da Prefeitura de “falha do servidor”.
Uma servidora concursada da área de Educação que preferiu não se identificar na reportagem comentou para a Prensa que o transtorno se junta a outros, como defasagem salarial e o não pagamento do auxílio tecnológico de R$5 mil, prometido pelo governo, para os servidores.
“A gente não recebeu pagamento até agora porque, se justificaram, dizendo que houve problemas da internet. Eu não posso alegar para o pagamento do meu aluguel que a Prefeitura teve problema na internet. Até porque isso é de uma incompetência sine qua non”, disparou
Procurada, a entidade de representação dos servidores da cidade, a ServBúzios, manteve uma postura cautelosa sobre o assunto. A posição e de esperar o prazo previsto na Lei Orgânica para somente depois se manifestar com maior ênfase.
“Na atual gestão nunca atrasou (o salário). Ontem a gente foi pego de surpresa com essa notícia na questão da infraestrutura da rede, mas pelo que eu apurei, não foi só em Búzios, está geral essa rede instável. Mas por enquanto eles ainda estão no prazo, termina no dia 5”, disse o diretor-presidente da ServBúzios, Flávio Neves.
Ao longo do dia, a reportagem da Prensa questionou a Prefeitura sobre o assunto. A expectativa é que o pagamento seja feito até o fim desta semana.
A Secretaria de Administração lançou mão de um plano B para gerar a folha de pagamento. O governo municipal afirmou que o problema foi causado por ataque hacker ao servidor. Confira abaixo a nota da Prefeitura na íntegra.
“Secretaria de Administração informa que com o objetivo de modernizar, otimizar espaço e dar celeridade aos processos públicos, utiliza todos os seus sistemas operacionais e armazenamento de dados em nuvem, o que ocorre não só em Búzios mas na maioria das grandes empresas no mundo, porém para se acessar é necessário conectividade.
Informamos que todos os provedores de link do estado do Rio de Janeiro comunicaram que vem sofrendo ataques cibernéticos, o que vem ocasionando instabilidade e lentidão na conexão em todo estado. Diante deste fato, a prefeitura de Búzios também vem sofrendo com a lentidão e instabilidade de conexão, o que gerou como consequência a limitação no fechamento da folha de pagamentos.
Informamos ainda que para não ficar refém do retorno de uma conexão estável, a administração municipal tomou uma série de medidas, dentre elas anular nossa conexão via nuvem e reverter para um servidor físico, hoje já foi restabelecida essa comunicação com o servidor e já estamos em fase de fechamento de folha”.