Pular para o conteúdo
Search

Probabilidade de tsunami na costa brasileira é pequena, segundo Climatempo

Vulcão Cumbre Vieja fica localizado na ilha de La Palma, nas Canárias, a cerca de 500km da costa africana, próximo ao Marrocos. Foto Reprodução

Assunto começou a circular após vulcão Cumbre Vieja apresentar mudança na coloração

A notícia de que a costa do Brasil poderá ser atingida por um tsunami deixou os brasileiros assustados. O fenômeno estaria ligado a uma possível erupção do vulcão Cumbre Vieja, localizado na ilha de La Palma, nas Canárias, a cerca de 500km da costa africana, próximo ao Marrocos. O vulcão teve um rápido aumento das atividades sísmicas nos últimos dias, o que chamou a atenção de especialistas. Mas segundo o Climatempo, a probabilidade de um tsunami na costa brasileira é pequena, e se vier a ocorrer, a chance de chegar em forma de ondas gigantescas no litoral do país é praticamente nula.

O instituto conversou com a geóloga e vulcanóloga da Universidade de São Paulo (USP) Letícia Freitas Guimarães que explicou os parâmetros que definem um sistema de alerta. Segundo a especialista, são medidas as atividades sísmicas, deformação do solo e emissão e composição de gases. Essa movimentação é classificada em quatro estágios, representados pelas cores verde, amarelo, laranja e vermelho.

“Conforme ocorre deformação do solo, por exemplo, ou há maior ocorrência de sismos e eles estão sendo mais rasos, ou conforme a composição dos gases muda, esses são indícios de uma erupção iminente, e com isso o alerta vai mudando de cor”, disse Letícia ao Climatempo.  

Como houve aumento rápido no número de atividades sísmicas e alteração na emissão de gases, o Plano Especial de Proteção Civil e Atenção às Emergências de Risco Vulcânico das Ilhas Canárias (Pevolca) avaliou o estágio e elevou o alerta do vulcão de verde para amarelo. Mas, de acordo com Letícia, não representa motivo para pânico porque apesar de só ter evoluído agora para o nível amarelo, a frequência e a quantidade dos sismos no Cumbre Vieja já têm registrado aumento desde 2017.

A geóloga reiterou que para causar o colapso, a erupção precisa ser de alta magnitude, ou seja, muito explosiva. “Não é impossível, mas é muito pouco provável”, afirmou ela, dizendo ainda que no Chile, local que está muito mais próximo ao Brasil, existem vulcões que estão no nível amarelo.

Localização do Cumbre Vieja

O Cumbre Vieja é um dos dois vulcões da ilha de La Palma, a quinta maior das oito ilhas que compõem o arquipélago das Ilhas Canárias e a segunda mais alta, e fica a cerca de 500km da costa africana, próximo ao Marrocos. O vulcão é considerado o mais ativo das Ilhas Canárias.

 “Se a gente analisar a história eruptiva das ilhas de todo o arquipélago, as atividades vulcânicas começaram há algumas centenas de milhares de anos. Desde meados dos anos 1400, houve 13 eventos eruptivos, sendo 6 deles registrados na ilha La Palma e relacionados ao Cumbre Vieja”,  explicou a geóloga. 

Fonte: Climatempo

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.