Nesta sexta-feira (24), durante a semana da Consciência Negra, o Espaço Zanine de Cultura sediou o I Seminário de Igualdade Racial em Búzios. Promovido pela Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico, por meio da Coordenadoria da Igualdade Racial, o evento contou com a presença ilustre do Príncipe Oba Kobiese, do Reino Oyó na Nigéria. Esteve presente ainda a Dra. Ione, especialista e militante da área, trouxe importantes contribuições ao abordar temas cruciais para a promoção da igualdade.
Palestrantes, estudantes, turistas e representantes da sociedade civil marcaram presença em uma grande roda de conversa que proporcionou discussões significativas sobre igualdade racial e a necessidade de políticas públicas efetivas.
A abertura oficial ficou a cargo do Secretário de Cultura e Patrimônio Histórico, Romano Lorenzi, que deu boas-vindas aos participantes e destacou a importância de discutir temas urgentes para a sociedade.
Durante seu discurso, Lorenzi enfatizou a realidade do racismo e a dívida racial que persiste, propondo a necessidade de ações contínuas.
“A cota para o povo preto é só o início de uma grande luta que não pode parar”, afirmou, ressaltando que é dever da sociedade reconhecer e reparar as injustiças do passado.